Prefeitura de Manaus interdita estabelecimento comercial que vendia açaí em condições insalubres no centro da capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Valdo Leão/Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), interditou e lacrou, na manhã desta sexta-feira, 10/10, um estabelecimento comercial que vendia açaí em condições totalmente insalubres, sem nenhum tipo de preparo e higiene.

 

No comércio, que funcionava na rua dos Barés, no Centro, zona Sul da cidade, foram apreendidos materiais e equipamentos enferrujados, usados na produção e venda de açaí, armazenados de forma inadequada em um ambiente visivelmente sujo.

Fotos – Valdo Leão/Semcom

Corantes utilizados de forma irregular para alterar a tonalidade do açaí também foram encontrados e apreendidos no local, conforme destacou a fiscal de saúde da Visa Manaus, Cristiane Ruwer.

Fotos – Valdo Leão/Semcom

“Nós encontramos um cenário de falta de higiene, de falta de condição estrutural para produção de qualquer tipo de alimento, além de produtos sem procedência e mal armazenados. Também encontramos o uso indevido de corantes e outros produtos para alterar o espessamento e a coloração do açaí”, apontou.

Fotos – Valdo Leão/Semcom

A fiscalização contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), da Guarda Municipal de Manaus e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

De acordo com o diretor da Semacc, Jorge Pimentel, o açaí vendido no estabelecimento, que funcionava de forma clandestina, é uma ameaça à saúde pública, com risco de causar contaminação e complicações. “A saúde pública é colocada em risco em ambientes como esse. Então, quem consumir açaí dessa forma pode ingerir um produto contaminado e sem nenhuma condição de ser consumido”, disse.

Fotos – Valdo Leão/Semcom

O diretor afirmou ainda que a população deve ficar atenta e vigilante, durante o consumo do produto símbolo da culinária amazônica, em locais com segurança e procedência. “Fica mais uma vez o alerta à população manauara para consumir o produto com procedência correta. O açaí faz parte do nosso cardápio, mas precisa ser produzido de uma forma segura”, concluiu.

Fotos – Valdo Leão/Semcom
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS