Prefeitura de Manaus intensifica fiscalizações da operação ‘Transporte Legal’

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Karol Silva/IMMU

Durante o movimento “Maio Amarelo”, que visa a conscientização para a redução de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou as ações da operação “Transporte Legal”, voltada à fiscalização do transporte complementar (alternativo e executivo) e ao combate ao transporte clandestino.

Na tarde de quinta-feira, 8/5, uma dessas ações foi realizada na avenida Autaz Mirim, zona Leste da capital. Ao todo, 32 veículos foram abordados, resultando na apreensão de dois transportes irregulares e em sete autuações. Entre as principais infrações estavam documentos de veículos vencidos, motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida ou sem a devida autorização para o transporte de passageiros, além de veículos em condições precárias de conservação.

Segundo o chefe de Fiscalização de Transporte do IMMU, Waldir Júnior, o objetivo das operações é garantir a segurança dos usuários. “Muitas vezes, esses transportes não oferecem o mínimo de segurança. Nossos agentes atuam para coibir essa prática e proteger a população, que depende do transporte complementar em Manaus”, afirmou.

O transporte clandestino representa riscos sérios à integridade física dos passageiros, uma vez que não há garantias de que os motoristas estejam habilitados, tampouco de que os veículos estejam com a manutenção em dia. Além disso, esses transportes não seguem critérios técnicos ou legais exigidos para a prestação do serviço.

Para o motorista Orlando Trindade, que atua no transporte alternativo, estar dentro da legalidade é uma questão de responsabilidade com quem ele transporta. “A gente trabalha levando vidas. Não tem como brincar com isso. Por isso, mantenho minha documentação e o carro sempre em dia”, destacou.

As operações do Transporte Legal continuam reforçando a importância da legalidade e da segurança no trânsito, em sintonia com os princípios do “Maio Amarelo”. A orientação é que os passageiros sempre optem por transportes regularizados e denunciem qualquer atividade suspeita por meio do 118. A operação contou com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Fotos – Karol Silva/IMMU
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS