Em mais uma ação de fiscalização voltada à melhoria da mobilidade urbana e segurança dos usuários do transporte coletivo, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), com apoio da Guarda Municipal, realizou, na tarde de terça-feira, 24/6, uma operação na avenida do Turismo, no bairro Tarumã, zona Oeste. A ação resultou na abordagem de 15 veículos, com dois deles sendo apreendidos e outros dois autuados por irregularidades.
Durante a operação, as equipes de fiscalização identificaram um veículo do modal complementar alternativo realizando transporte de passageiros em itinerário não autorizado pelo IMMU, configurando mudança de rota sem permissão do órgão. A infração compromete a organização do sistema e prejudica o planejamento da mobilidade urbana.
Além disso, o condutor do veículo em questão foi reconhecido por já ter sido flagrado, no último dia 18/6, conduzindo o veículo de placa NOX-1G07, apreendido na ocasião por atuar no transporte clandestino de passageiros por meio de fretamento irregular. A reincidência reforça a necessidade de ações constantes de fiscalização e punição a práticas que colocam em risco a segurança da população.
“Nosso trabalho é diário e segue firme no combate ao transporte irregular. Essas ações visam garantir que o transporte público funcione com qualidade, segurança e dentro da legalidade”, afirmou o chefe de Operações de Transporte do IMMU, Waldir Sousa.
O IMMU reforça que o transporte clandestino compromete o equilíbrio do sistema e pode oferecer riscos aos usuários, por não atender aos critérios de segurança exigidos por lei. A população pode colaborar com denúncias por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Manaus.
