Com a finalidade de atender à demanda da população ribeirinha, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou a distribuição de geradores, nesta quinta-feira, 16/2, para 11 comunidades localizadas à margem do rio Negro, com escolas da rede municipal de ensino.
As comunidades beneficiadas são: Nova Canaã, no lago Aruau; Nova Esperança, no rio Apuaú; Santa Isabel, comunidade Indígena Nova Esperança, São Sebastião, Nova Canaã e comunidade Indígena Três Unidos, no rio Cuieiras; comunidade Indígena São Thomé e comunidade Monte Sinai, no igarapé Açu; além das comunidades Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer.
A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, explicou que essa ação da gestão municipal tem o objetivo, além de reforçar o trabalho com a educação no município, de levar mais dignidade para as comunidades ribeirinhas.
“Havíamos enviado placas solares também para essas regiões, mas não foram suficientes, então estamos enviando esses geradores para reforçar. A Prefeitura de Manaus tem amor, tem zelo pelas comunidades e essa demanda era de pelo menos 15 anos. Então, nós estamos mudando a história de pelo menos quinze anos”, completou a secretária.
Segundo o subsecretário de Infraestrutura e logística, Marcelo Campbell, para levar esses geradores foi montada uma estratégia especial. “Estão levando caminhões, estão levando trator, é uma operação de guerra para poder conseguir. Tem comunidade aí que nós vamos subir mais de 100, 200 degraus para deixar esses grupos de geradores para funcionar. Mas é o comando do prefeito David Almeida, com a ordem que a gente faça a educação andar e é isso que a gente faz”, finalizou Campbell.