Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas se unem para combater exploração infantojuvenil

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado uniram forças para combater a exploração infantojuvenil neste carnaval. Na noite desta última quarta-feira, 3, foi lançada, na quadra da escola de samba Reino Unido da Liberdade, a Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o tema: “Brinque o carnaval sem brincar com os direitos da criança e do adolescente”.

cobFotos: Diego Caja

A ação é realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Comitê Estadual de Enfrentamento ao Abuso de Crianças e Adolescentes, Polícia Militar, Secretarias de Estado de Assistência Social (SEAS), de Educação (SEDUC) e Saúde (Susam), Juizado da Infância e da Juventude, Prefeitura Municipal e Conselhos Tutelares.

O trabalho será feito por meio da abordagem de famílias que vão estar presentes nos desfiles das escolas de samba dos grupos de acesso e especial, que acontece nos próximos dias 5 e 6, além do Carnaboi, no dia 8, no Centro de Convenções – Sambódromo.

“É uma bandeira que o prefeito Arthur Neto e a secretária Goreth Garcia Ribeiro abraçam desde o primeiro ano de sua gestão e nesse momento vem ganhando força. Estaremos juntos nesta missão com nossos servidores, apoiados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares”, afirmou a subsecretária da Semmasdh, Mônica Santaella.

A secretária da Sejusc, Graça Prola, destacou que é importante o envolvimento da sociedade nesse trabalho. “Nosso foco principal é a família, para que elas não permitam o ingresso, nem a permanência de seus filhos menores de 12 anos, acompanhados ou não de responsáveis, no sambódromo, e bailes de carnaval. Queremos evitar problemas referentes à violação dos direitos das crianças e adolescentes. Vamos passar por cima de qualquer vulnerabilidade, trabalhando em conjunto com toda a rede de proteção social, para prevenir principalmente os crimes de exploração sexual” disse ela.

Este ano, o Fundo das Nações Unidas (Unicef) também abraça a campanha e vem trabalhando com a juventude a questão de doenças sexualmente transmissíveis. “Estaremos orientando sobre a necessidade de prevenção e os perigos do HIV/Aids para a população. Chegaremos ao público através do projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem”, que tem uma linguagem dinâmica e é inclusive feito por jovens que passaram por orientações sexuais e estão prontos para fazer a abordagem. Assim, com certeza ganharemos a atenção especial do público que queremos atingir”, disse o coordenador Unicef Amazonas, Unai Sacona.

Durante o lançamento da campanha, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, apresentou o trabalho dedicado ao resgate social de crianças e adolescentes através da arte-educação e orientação para a cidadania. Elas fazem parte do Instituto Reino do Amanhã, que trabalha a interação social na comunidade.

Para o diretor da escola de samba, Jairo Beira Mar, o lançamento da campanha vem engrandecer o trabalho que é desenvolvido há mais de 30 anos. “É uma felicidade para nós poder acolher esse lançamento hoje aqui na quadra. Toda a comunidade está pronta para ajudar na campanha. Vamos juntos unir forças para fazer esse combate e brincar um carnaval feliz.”, disse ele.

Em casos de trabalho infantil e abuso sexual a população deve denunciar no Disque 100, Disque Direitos Humanos (0800 092 6644) e Disque Denúncia (0800 092 1407).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS