A Prefeitura de Manaus, por meio da Coordenação de Cursos da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), promoveu, nos dias 17 e 18/8, a capacitação de 30 guardas municipais da capital, com o curso presencial “Procedimentos Técnicos: Local do Crime”, ministrado pela perita criminal Laura Bernardes, do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
A qualificação ocorreu na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), na zona Oeste da cidade, e teve a participação de uma especialista na área, responsável em ministrar cursos na Academia de Polícia Civil (Acadepol) e na Academia de Formação de Oficiais Militares.
De acordo com Bernardes, a capacitação teve por objetivo compartilhar conhecimentos sobre a importância de garantir a rastreabilidade da prova desde o local do crime até o julgamento pelo magistrado, conjunto de procedimentos conhecido como cadeia de custódia.
“No primeiro dia do curso, tratamos sobre a prova no Processo Penal, para que eles possam identificar esses vestígios no local e façam o isolamento adequado para preservação das evidências. Tratamos, ainda, sobre os diferentes locais de crimes: morte violenta, acidente de trânsito, ambientais, locais internos e externos. Cada um deles foi abordado conforme suas peculiaridades”, explicou Laura Bernardes.
No segundo dia do curso, foram compartilhados casos reais, para que os guardas municipais pudessem esclarecer dúvidas e aprender, de fato, como deve ser feita a preservação da cena do crime para que se obtenha êxito na elucidação dos delitos.
Para o guarda municipal Adriano Gomes, a experiência foi bastante enriquecedora. “É muito importante estarmos sempre atualizando nossos conhecimentos e realizarmos o trabalho corretamente, para colaborar com o serviço da perícia. Fazer o isolamento adequado de uma área de crime é imprescindível e obter esse conhecimento técnico foi realmente satisfatório”, disse.
De acordo com o agente Espi e coordenador de cursos pela Semseg, Jean Michel Amorim, a ideia é incentivar e criar meios para que mais atividades como essa ocorram continuamente. “Buscamos identificar as necessidades de treinamentos dentro da nossa realidade de atribuições, atuação e especificidades regionais. Esperamos que mais ações exitosas como essa ocorram e, principalmente, que esse investimento retorne para o cidadão e para a cidade de Manaus em um serviço prestado com cada vez mais excelência”, declarou.
Capacitação
A Coordenação de Cursos da Guarda Municipal de Manaus/Semseg tem atuado exitosamente em parceria com a Espi/Semad para a realização de cursos e treinamentos para a Guarda Municipal de Manaus, com o objetivo de aperfeiçoamento, capacitação e atualização de conhecimentos técnicos de agentes municipais de segurança pública.
“Apesar de extremamente importante e necessária, a constante atualização técnica dos agentes é sempre um desafio, pois mobilizar uma turma para a sala de aula força a escala de serviço, em vista das altas demandas em que a GMM atua, como as rondas escolares e diversos patrulhamentos no município”, pontuou Amorim.