Prefeitura de Manaus apresenta exposição de artistas amazonenses com deficiência visual

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Divulgação /Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Coordenadoria das Ocas do Conhecimento Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, na terça-feira, 8/4, a apresentação da exposição “Arte com Toque: A inclusão da pessoa com deficiência visual na pintura artística”, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), localizado no Manauara Shopping. A iniciativa conta com a parceria da Biblioteca Braille do Amazonas e o Projeto Arte com Toque, da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa) e do Manauara Shopping.

A exposição dos artistas amazonenses com deficiência visual faz parte da comemoração de 200 anos da implementação do Braille no Brasil. O evento contou ainda com um desfile de moda inclusiva, assinado pela artista Seanne Oliveira, indígena do povo Munduruku, no buritizal do shopping.

O coordenador da Ocas do Conhecimento da Semed, Renato Bezerra Júnior, destacou a importância de prestigiar e apoiar a arte dos artistas com deficiência visual, bem como, trabalhar a temática com os alunos da Secretaria Municipal de Educação.

“A Ocas do Conhecimento ambiental trabalha tanto a educação ambiental, como a socioambiental e esse mês traz uma exposição diferenciada, tratando sobre a diversidade, sobre os deficientes visuais, os 200 anos do sistema braille no Brasil, então a gente traz a obra e a pintura desses artistas que veem o mundo de uma outra forma. A Semed tem a questão da inclusão, da transversalidade e todo um trabalho com a questão da deficiência nas nossas escolas, que cuidam e acolhem pessoas com deficiência”, destacou o coordenador.

Estudantes do 5º ano da Escola Municipal Júlio César de Moraes Passos, que ficaram em 1º e 2º lugar no 2º simulado do Educa + Manaus, prestigiaram a exposição e o desfile. A aluna Maria Eduarda, 10 anos, se impressionou com as obras e aproveitou para convidar a população para conhecer a exposição.

“Eu achei muito impressionante todas essas artes. E eu achei tudo muito bonito, principalmente a arte do Leonardo Pimentel, que ele fez uma pessoa navegando com uma pessoa aqui e eu achei tudo maravilhoso e eu espero que vocês venham visitar aqui”, disse.

Fotos – Divulgação /Semed

A exposição segue até o dia 25/4 e o espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 21h30.

Artista

Para a artista Júlia Abreu, de 18 anos, autora da obra que retrata “O voo das garças na beleza amazônica”, a pintura a ajudou e motivou a fazer algo diferente.

“É muito bom estar pintando porque antes eu não pintava, só ia de casa para escola e da escola para casa, então eu estou me sentindo muito orgulhosa de mim mesma por estar pintando esse quadro”, disse a artista, ressaltando a ansiedade pela segunda pintura que está em fase inicial.

Projeto

O projeto Arte com Toque: A Inclusão do Deficiente Visual na Pintura Artística, foi criado pela professora de Artes Visuais Seanne Oliveira, indígena do povo Munduruku e formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas. As técnicas aplicadas pela professora ajudam os alunos a desenvolver os processos de pintura artística durante o método de aprendizagem. O projeto está contemplado no edital de Fomento às Artes da Lei Paulo Gustavo, com apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS