Prefeitura capacita equipes de saúde para prevenção e tratamento de transtornos do sono na infância

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Divulgação/Semsa

Os distúrbios do sono podem afetar o desenvolvimento físico, mental, emocional e social das crianças, sendo causa potencial de problemas como irritabilidade, dificuldade de aprendizado e até vulnerabilidade maior a doenças e infecções. Para reforçar o cuidado e a proteção da saúde dessa população, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia, nesta quinta-feira, 3/4, um curso sobre prevenção e tratamento dos transtornos do sono na infância para profissionais da rede de Atenção Primária à Saúde (APS).

 

Ao todo, participam do curso 50 servidores, dentre médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e dos cinco Distritos de Saúde (Disas) da Semsa. Na atividade, no auditório da Faculdade do Amazonas – Iaes, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, eles serão orientados sobre o manejo dos distúrbios do sono em crianças na rede básica, inclusive com o uso de práticas integrativas e complementares em saúde (Pics).

 

Conforme a cirurgiã-dentista da Semsa, Kátia Vasconcelos, que atua como apoio técnico da Gerência de Saúde Bucal, os transtornos do sono em crianças incluem dificuldades para adormecer ou manter o sono, respiração irregular, terrores noturnos, entre outros. Eles estão associados a problemas clínicos diversos, como dores e problemas respiratórios, psicológicos, nutricionais, neurológicos e odontológicos, que podem ser abordados pelas equipes da atenção primária.

 

“Com esse curso, a Semsa visa capacitar os profissionais de saúde para lidar com os transtornos do sono na infância, promovendo a integração das equipes multiprofissionais da secretaria e fortalecendo o uso das Pics na prevenção e tratamento desses agravos”, aponta.

 

Conforme Kátia, a capacitação dos profissionais se alinha com as metas definidas para indicadores de saúde na APS, com foco no atendimento integral e prevenção de agravos entre a população infantil. “A atuação multiprofissional e interdisciplinar das equipes no tratamento dos transtornos do sono na infância na atenção primária é fundamental para o bem-estar das crianças e suas famílias”, afirmou.

Fotos – Divulgação/Semsa

Formação

 

O curso “Prevenção e tratamento dos transtornos do sono na infância” abrange as principais causas desses agravos, a prevenção e o tratamento no atendimento odontológico e a abordagem multiprofissional na rede de atenção primária. Esta é a terceira edição da formação, que teve sua primeira turma em março do ano passado.

 

Kátia ressalta ainda o enfoque do curso no emprego das Pics para prevenção e tratamento de crianças, destacando a auriculoterapia, reiki e meditação, ofertadas na atenção primária em Manaus. As práticas integrativas, pontua a técnica, visam estimular os mecanismos de prevenção de agravos e promoção da saúde de forma humanizada e considerando o equilíbrio biopsicossocial.

 

“Essas abordagens complementares proporcionam novas perspectivas de tratamento e promovem uma abordagem mais integrativa e abrangente no cuidado da saúde, inclusive no tratamento de crianças que apresentam transtornos do sono”, afirma.

 

O curso da Semsa é dividido em quatro módulos, cada qual com dois dias de atividades. Após o primeiro módulo, que acontece nesta quinta-feira, 3/4, e na próxima segunda-feira, 7/4, os seguintes módulos estão agendados para ocorrer nos dias 24/4 e 8/5; 15 e 22/5; e 29/5 e 5/6.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS