A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), abre, nesta segunda e terça-feira, 7 e 8/7, as inscrições para a primeira turma do curso de Cuidador de Idoso – “Cuidadoso”. As inscrições seguem até o preenchimento das vagas disponíveis.
A pré-inscrição estará disponível a partir das 10h no site oficial da Fundação Dr. Thomas: www.manaus.am.gov.br/fdt. Os interessados devem preencher a ficha com os dados solicitados. Após o envio, será necessário confirmar a inscrição por meio de um link enviado automaticamente ao e-mail cadastrado. Para participar, o candidato deve ter 18 anos ou mais, ensino médio completo e realizar apenas uma pré-inscrição por pessoa. Não há cobrança de taxa.
Ao todo, serão oferecidas 100 vagas, sendo 60 para início imediato. Os demais candidatos aprovados ficarão em lista de espera, podendo ser convocados em caso de desistência ou ausência nas etapas de entrevista e seleção. As vagas são remanescentes do Edital nº 008/2024 do curso “Cuidadoso”.
O diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, ressalta o compromisso da gestão municipal com o cuidado à pessoa idosa. “Sob a liderança do prefeito David Almeida, temos investido cada vez mais na valorização da pessoa idosa e na capacitação de profissionais para esse cuidado. O curso “Cuidadoso” é uma porta de entrada para quem deseja atuar com responsabilidade, empatia e qualificação nesse setor tão importante. Uma formação desse nível, em instituições particulares, exige investimento financeiro acima de R$ 2 mil, mas a prefeitura, além da gratuidade, fornece todo o material necessário e certificado oficial aos participantes”.

O curso
Com uma carga horária total de 320 horas, o curso de Cuidador de Idoso da Fundação Dr. Thomas contempla 220 horas de aulas teóricas e 100 horas de atividades práticas. A formação tem como principal objetivo desenvolver competências técnicas e comportamentais para o atendimento qualificado à pessoa idosa, respeitando suas limitações, promovendo o autocuidado e incentivando sua autonomia e bem-estar.
Além de preparar o aluno para o dia a dia da profissão, o curso também promove o debate e a troca de experiências, permitindo aos participantes o acesso a práticas exitosas que poderão ser aplicadas no exercício da função.
Desde sua criação, em 2014, o curso já formou mais de 1.300 cuidadores, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do cuidado prestado à população idosa de Manaus.
A grade curricular é composta por dez módulos, que abrangem temas essenciais para a atuação na área, entre eles: “Comportamento, ética e postura do cuidador de idoso”; “Patologias recorrentes no envelhecimento”; “Aspectos psicológicos do envelhecimento”; “Cuidados odontológicos”; “Noções básicas de enfermagem para o cuidado com idoso”; “Espiritualidade e finitude”; “Aspectos nutricionais”; “Direitos humanos e cidadania”; “Exercícios físicos e medidas de prevenção”; e “O cuidador de Idoso e os aspectos sociais”.
Com abordagem multidisciplinar, o curso capacita profissionais para atuar em diferentes contextos, como instituições de longa permanência, atendimento domiciliar e acompanhamento em atividades diárias, sempre com foco na humanização e no respeito à dignidade da pessoa idosa.