Durante visita às obras do ramal do rio Branquinho, na zona rural de Manaus, o prefeito em exercício Renato Junior conheceu nesta terça-feira (15) uma plantação de pitaya com cerca de 30 mil mudas. Localizada no quilômetro 9 do ramal, a lavoura é resultado de uma política pública agrícola implantada pela atual gestão municipal.
A iniciativa integra o projeto da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), coordenado sob orientação do prefeito David Almeida. A produção teve início com 700 mudas distribuídas pela prefeitura. Atualmente, mais de 25 mil pés estão em fase produtiva e parte da colheita já compõe o cardápio da merenda escolar da rede municipal.
“Esse é o resultado de um trabalho com técnica, respeito ao solo e apoio ao produtor. O que é produzido aqui vai direto para o prato das nossas crianças. E vai com dignidade”, afirmou Renato Junior. Além das mudas, o projeto também garante insumos como adubo, calcário, implementos agrícolas e assistência técnica permanente.
Segundo o secretário da Semacc, Wanderson Costa, a ação faz parte da estratégia de criação de nove polos agrícolas no chamado cinturão verde da capital, promovendo geração de renda e segurança alimentar. “A pitaya chegou para transformar realidades. Com apoio técnico, os produtores estão conseguindo crédito, vendendo para o mercado e fortalecendo a merenda escolar”, disse.
A visita também contou com a presença do vereador Eduardo Alfaia, que destacou o impacto social do programa. “A gestão trata com seriedade a zona rural. Isso aqui é geração de renda, emprego e dignidade. É um modelo que precisa continuar”, disse.
Patriarca da propriedade, seu Antônio, de 75 anos, resumiu com simplicidade o sentimento da família: “Hoje, estamos com 30 mil pés no chão. E o melhor é saber que isso vai alimentar crianças. Isso é maravilhoso. Gratidão à Prefeitura de Manaus. Só gratidão mesmo”.
Fotos – Carlos Oliveira/Vice-Prefeito e Márcio Melo/Seminf