Em mais uma demonstração de cuidado com a saúde da população e valorização do espaço público como lugar de convivência e bem-estar, o prefeito de Manaus, David Almeida, participou ativamente da 4ª edição da corrida “Manaus em Movimento”, realizada neste sábado, 10/5, na Ponta Negra. O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reuniu cerca de 7,5 mil pessoas, entre corredores oficialmente inscritos e participantes espontâneos, consolidando-se como uma das maiores mobilizações populares da cidade em torno do esporte e da qualidade de vida.
Com 4,7 mil inscrições oficiais, sendo 3 mil para o percurso de 5 quilômetros e 1,7 mil para os 10 quilômetros, a corrida teve largada às 17h30 no estacionamento recuado da praia. Toda a estrutura do evento foi pensada para garantir segurança, conforto e incentivo à superação pessoal — pilares que têm norteado as políticas públicas da atual gestão.
“A corrida ‘Manaus em Movimento’ é mais do que um evento esportivo. Ela representa um compromisso da nossa gestão com uma cidade mais ativa, saudável e integrada. Incentivar a população a sair de casa, a se movimentar e cuidar do corpo e da mente é também investir em prevenção e qualidade de vida”, afirmou o prefeito David Almeida ao destacar o esporte como eixo estratégico da administração municipal.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, ressaltou o aprimoramento da organização ao longo das edições. “Essa edição foi ainda mais organizada, com atenção a cada detalhe. Não buscamos apenas oferecer uma estrutura de qualidade, mas sobretudo motivar as pessoas a se movimentarem, a adotarem hábitos mais saudáveis no dia a dia”, afirmou.
Incentivo
A corrida “Manaus em Movimento” integra o calendário oficial da Prefeitura de Manaus desde 2022 e segue todas as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A proposta vai além da competição: é um chamado à população para ocupar a cidade com saúde, alegria e pertencimento.
Nesta edição, todos os corredores que completaram a prova dentro do tempo máximo de uma hora e 30 minutos receberam medalhas. Foram premiados com troféus os três primeiros colocados das categorias masculino e feminino, nos percursos de 5 e 10 quilômetros, além das categorias Pessoas com Deficiência (PcDs) – visual e cadeirante – e as equipes com maior número de concluintes.
Ações de saúde
A programação foi antecedida por dois dias de atividades na área central da cidade. Nos dias 2 e 3/5, o mirante Lúcia Almeida, no centro histórico, recebeu serviços de saúde, rodas de conversa e a “Corridinha”, com a participação de mais de 300 crianças. A iniciativa reforçou o objetivo de incentivar hábitos saudáveis desde a infância, ampliando o alcance do programa para além da corrida principal.
Entre os participantes, o sentimento era de entusiasmo e reconhecimento.
“Momento maravilhoso, principalmente para cuidar do corpo, cuidar da mente. Muito bom. Eu gostei de vir”, disse a agente penitenciária Jéssica de Oliveira, 28 anos, que participou pela primeira vez.
A tecnóloga civil Socorro Reis, 51 anos, que corre há oito anos, elogiou a estrutura da prova e destacou o impacto do evento na saúde pública. “O principal benefício é a saúde. Precisamos nos movimentar, sair do sofá, largar a ansiedade, a depressão. Hoje, tivemos estrutura, segurança, uma faixa só para a gente. Parabéns à organização. Vale mais a gente se cuidar agora do que gastar com doenças depois”, afirmou.
Com foco na prevenção, na valorização da vida e na construção de uma cidade mais humana, a corrida “Manaus em Movimento” reafirma a visão de uma Manaus que acolhe, estimula e cuida da sua gente.