Prefeito Artur Neto reajustará o salário dos professores faltando apenas 1 mês para as eleições

Facebook
Twitter
WhatsApp

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), anunciou durante sessão plenária na manhã desta segunda-feira (23), que o reajuste salarial dos mais de 15 mil servidores da educação municipal, deve ser anunciado para Junho, pelo prefeito Arthur Neto.

Artur

De acordo com a parlamentar, o reajuste está sendo analisado pela Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam), e deve corresponder entre 6% a 10%. “Estamos vivenciando um tempo de grande recessão econômica em todo o país, e o prefeito tem se esforçado para dar um reajuste a categoria. Sabemos que o percentual estudado não é o essencial, diferente do governo do estado, que vêm tomando medidas drásticas” para a redução de custos, inclusive com a Saúde”, comenta Therezinha.

Nos últimos três foram concedidos reajustes salariais para a categoria nos percentuais de 10% em 2013 e 2014, e 9,5% no salário base e mais 10% no auxílio alimentação. Conforme o percentual acordado, os educadores receberão retroativo a data base da categoria (1º de Maio).

Durante sua fala, Therezinha destacou ainda os índices da inflação dos anos anteriores, que influenciam diretamente no orçamento municipal. “Os índices inflacionários e a baixa arrecadação municipal influenciam diretamente a planilha dos custos municipal, e isso é refletido também no percentual de reajuste dos profissionais de educação. Em 2013, tivemos um percentual de 5,91%, já em 2014, o percentual ficou em torno de 6,41% e em 2015 10,45%”, ressalta Ruiz.

Therezinha Ruiz informou ainda, que solicitou a presença da Comissão de Educação nas negociações, que iniciaram este mês.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS