O estudo “Avaliação de novas combinações de copas/porta-enxertos, manejo fitossanitário e boas práticas de cultivo, em citros no Estado do Amazonas”, foi uma das pesquisas apresentadas, nesta sexta-feira (11/08), no terceiro dia da ação “Fapeam na Feira-20 anos”, que ocorre até este domingo (13/9) durante a VII Feira de Agronegócios da Nilton Lins, no bairro Flores.
A pesquisa, desenvolvida com apoio do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado) da Fapeam, foi coordenada pelo pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Ferreira, e teve o objetivo de desenvolver, adaptar, e transferir tecnologias para o agronegócio de citros do Amazonas e contribuir para o aperfeiçoamento do processo produtivo, por meio da melhoria e conservação da fertilidade do solo.
José Ferreira destaca que os resultados do projeto contribuíram para a geração de tecnologias, dispondo ao produtor coberturas vegetais que permitem uma boa conservação do solo, garantindo a sua preservação e melhorando a fertilidade da terra ao longo do tempo.
Na oportunidade, o pesquisador destacou a importância do apoio da Fapeam para o desenvolvimento da pesquisa.
“A Fapeam foi a peça fundamental para a implantação e continuidade desse projeto de citros. Levar os resultados deste projeto à sociedade é o objetivo que a Fapeam e os pesquisadores querem alcançar. Esta ação retorna à sociedade como produto parte dos impostos pagos e com produto de qualidade, que ainda gera renda no Estado”, acrescentou.
Café de açaí
O público presente no estande da Fapeam também degustou o “Cafessai da Amazônia”, fruto da pesquisa “Café desenvolvido a partir do caroço de açaí para diminuir o desperdício e impulsionar o desenvolvimento sustentável”, desenvolvida no âmbito do Programa Centelha 1, coordenado pela empreendedora Angela Maria Alves da Rocha.
O estudo uniu sustentabilidade e inovação ao produzir um café a partir de caroços do açaí. O produto é ideal para pessoas que buscam uma alimentação saudável com zero cafeína e glúten, além de ser rico em nutrientes.
Fapeam na Feira
Numa ação de popularização da ciência, os resultados de pesquisas apoiadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, assim como as ações realizadas pela instituição no fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) estão sendo apresentadas à sociedade na atividade “Fapeam na Feira – 20 anos”, que iniciou na quarta-feira (9/8), e segue até o dia 13 de agosto, na VII Feira de Agronegócios da Nilton Lins, que ocorre na área externa da Universidade, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
No estande da Fapeam, o público pode conhecer diferentes projetos científicos fomentados pela instituição, que são apresentados pelos pesquisadores, demonstrando na prática a importância da ciência e da tecnologia no cotidiano das pessoas.
Feira Agronegócios
Em sua sétima edição, a Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins reúne expositores regionais e nacionais, com o intuito de apresentar novas propostas tecnológicas para atender às necessidades do campo. O evento também busca prospectar negociações e debates sobre a agropecuária e incentivar a prática dessa modalidade no estado.
Alinhando ensino e empreendedorismo, o evento agrega empresas privadas e órgãos públicos para compartilharem conhecimentos de agronegócio a partir de palestras, minicursos e oficinas ao público em geral.