Pastoral do Povo de Rua, uma missão de todo Cristão!

DANILO MAIA – JORNALISTA PROFISSIONAL - MTB – 1373/AM- FILÓSOFO, BACHAREL EM DIREITO, BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ESPECIALISTA EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR.
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Pastoral do Povo de Rua.  funciona na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, no centro da cidade de Manaus desde 14 de maio de 2021, acolhe os moradores de rua que estão em volta desta região da capital amazonense, está acolhida, acontece em quase todas as esferas da necessidade que um ser humano precisa para que tenha uma vida minimamente digna, como ter a oportunidade de tomar banho, receber roupa em bom estado, tanto uma doada quanto as suas próprias lavadas e, principalmente, recebem alimentos, como sopa, café, cuscuz, mingau e água, para que possam estar nutridos e hidratados de forma a conseguirem manter a sua subsistência.

E quem são esses moradores de rua dentro de uma perspectiva cristã? Quem são esses desvalidos, invisíveis, doentes de toda ordem, sem teto para nós? Como podemos afirmar para nós mesmos e para sociedade que somos cristãos e, como tais, damos o testemunho das obras de Jesus na terra? Precisamos nos indagarmos com estas reflexões para que façamos uma avaliação de nossas ações, pois ser cristão não é um título ou um status social, mas uma forma de vida que precisa está balizada pelo amor ao próxima que se manifesta por meio da nossa caridade para com eles.

Por isso, reflitamos sobre o nosso título: “Pastoral do povo de rua, uma missão de todo Cristão!”. Porque todo cristão precisa estar vigilante aos parâmetros morais que Jesus estabeleceu para nós quando esteve encarnado entre nós: “Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes”.

Ora, Jesus nos deixa bem claro que um dos principais objetivos do Cristão é ser caridoso com quem está perdido de todas as formas, psicologicamente, moralmente, materialmente, espiritualmente, ou seja, quem está em completa crise nesta vivência! E, vejamos que ele não faz acepção de pessoas, Ele nos diz o que fazer e para quem fazer, porque não somos nós que escolhemos quem vamos ajudar, mas sim a providência Divina que coloca nossos irmãos que estão doentes diante de nós para que cumpramos os ordenamentos de amor e caridade de Jesus. Por isso, devemos nos engajar nesta obra cristã de amparar nossos irmãos que caíram, devemos estendermos as mãos para eles, porque no dia em que cairmos, em alguma crise nessa vida, a providência Divina usará algum irmão neste mundo para oferecer uma mão amiga para nós.

Gostaria de trazer para vocês uma canção cristã clássica que nos faz lembrar de nossa missão como filhos de Deus aqui neste mundo, que é a inspiradora “Prova de Amor”, que tem um dos mais maravilhosos refrães “Prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão” que nos instiga a uma pergunta: o que seria essa doação? Penso que seja doar um pouco de nossa vitalidade que pode ser por um trabalho voluntário ao nosso próximo ou em recursos financeiros e materiais que despendeu força vital de nossa parte para conquistarmos e, com isso, estaríamos doando um pouco de nossas vidas pelos nossos irmãos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS