Parque Igarapé do Sesc é inaugurado com um novo projeto urbanístico e ambiental

Facebook
Twitter
WhatsApp

De um passado sofrido, sujeitos a inundações e ás péssimas condições sanitárias, para um futuro com mais qualidade de vida. Esse é o sentimento dos moradores da comunidade Ouro Verde, no bairro da Alvorada I, zona centro-oeste de Manaus, ao contemplar a obra do Parque Igarapé do Sesc, inaugurado nesta terça-feira, 24 de maio, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). O espaço, com área de intervenção total de 22.691,34 m², ganhou um parque com pistas de passeio, playground, academia ao ar livre, quadra poliesportiva e iluminação pública.

pqv

Foto Valdo Leão (Secom)

A obra teve investimentos de R$ 5,9 milhões e integra o Programa Socioambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) com financiamento  da Corporação Andina de Fomento (CAF). Com as obras no Igarapé do Sesc, foram reassentadas 37 famílias que viviam em palafitas e em condições de risco. Mais de 400 pessoas que moram no entorno foram beneficiadas com melhorias nas condições de infraestrutura e qualidade de vida, como é o caso da moradora mais antiga da comunidade, a dona de casa Mercedes Souza.

“Estou achando muito bonito o parque, porque vêm pessoas de vários lugares, meus netos brincam de maneira mais sadia. Esse trabalho foi importante para as nossas vidas, pois acabou um sofrimento de muitos anos para muitas pessoas”, relata Mercedes, durante passeio no parque, ao lado do filho.

Quem olha essa realidade nunca imaginou que aquele sofrimento com alagações e poluição ambiental chegaria ao fim. A comerciante Marizete Pereira, 49, conviveu com esse problema há mais de vinte anos junto com a família. Na porta de sua casa ficaram as marcas de contenção que evitavam as inundações quando vinham as chuvas.

“Estou hoje realizada na minha vida. Não preciso mais me preocupar com os problemas das chuvas. Agora, dá para morar tranquilo e passear em lugar mais digno com a família”.

 A área também recebeu pintura em grafite em um muro com 1.120 m² de extensão com temáticas regionais, ambientais, esportivas e lúdicas. Cerca de 270 metros do igarapé receberam um novo projeto urbanístico e ambiental.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS