Falar de buraco na capital do Amazonas não é nenhuma novidade, em toda a cidade condutores de veículos precisam fazer verdadeiras manobras para desviar das crateras localizadas pelas ruas de todos os bairros de Manaus. No bairro do Crespo, a situação não é diferente, moradores e condutores de veículos indignados denunciam.
Para desviar dos buracos ônibus invadem as calcadas das residencias
Os buracos dificultam o trânsito da rua Rua Magalhães Barata,no bairro do Crespo na Zona Sul de Manaus, para fugir dos buracos os motoristas invadem as calçadas frente das residências,podendo causar e sofrer vários acidentes. Segundo os moradores a situação está assim há vários meses.
Os riscos existem tanto para os condutores quanto para os pedestres e fica pior quando chove porque os bueiros estão entupidos e alagam a rua. Motoristas que diariamente trafegam pela rua emburacada enfrentam um trânsito muito complicado e perigoso, que piora com as chuvas ficando mais difícil desviar dos buracos.
Buracos é sem dúvida, um dos assuntos que a população mais reclama na cidade. Mas enquanto não existir uma solução para o problema,ele não pode deixar de ser discutido e lembrado sempre.
“É um verdadeiro descaso com a população. Os carros ficam revezando para ver quem passa primeiro, sendo que praticamente nada da pista sobra, e tem que invadir as calçadas” disse um condutor.
Calçadas quebradas invadidas pelos automóveis, as residências são invadidas pela lama que os carros jogam
As péssimas condições que se encontram as ruas de Manaus é um perigo, devido à grave situação das ruas tomadas por verdadeiras crateras que ocupam uma área muitas vezes maior que a faixa que resta para o trânsito dos veículos. Além disso,os condutores amargam prejuízos com reparos e manutenção que precisam ser realizados com mais frequência do que o normal.
Moradores afirmam que vários motoristas já caíram e rasgaram seus pneus nas dezenas de crateras nas ruas do crespo.
Indignada Gisele Pereira desabafa: “A prefeitura poderia dar uma solução para os moradores, já que pagamos tantos impostos, é uma total falta de respeito com os usuários da rua e dos moradores” diz a condutora.
Gisele Pereira sofre no bolso pagar tão caro o IPTU que teve um aumento de 400% em relação ao imposto cobrado no ano anterior. ( lembrando que estamos em ano eleitoral), e conviver nesse caos de lama e buraco todos os dias, é duro arcar sozinha com os prejuízos com a manutenção de seu automóvel.
Ônibus passa bem na frente das casas, invadindo as calçadas.
É importante lembrar que durante a cobrança do IPTU com o aumento de 400% feita pela Prefeitura de Manaus existiam inúmeras disparidades como: O MP-AM recebeu reclamações de vários setores da sociedade que perceberam que a Prefeitura de Manaus passou a corrigir, para muito menos, os valores cobrados de contribuintes inconformados, o que aponta falta de critério técnico ou lógico para as correções. O impressionante foi que houve caso em que determinado contribuinte recebeu a informação de que teria de pagar o valor de R$2.133,66 (dois mil, cento e trinta e três reais e sessenta e seis centavos), mas depois de contestar o valor do IPTU, o imposto devido caiu para R$ 693,05 (seiscentos e noventa e três reais e cinco centavos).
Mais um informação complementar: Outra inconformidade verificada foram valores do IPTU diferenciados para imóveis vizinhos e de mesma metragem.
Vários moradores de Manaus, estão inconformados e afirmam que o aumento do IPTU, foi abusivo e sem justificativa, reclamam que não estão recebendo a contrapartida do recolhimento desse imposto, principalmente na na questão dos buracos, na melhoria do transporte coletivo, nas escolas, na coleta de lixo e outros.
“O prefeito Artur Neto não pode mandar somente a cobrança do IPTU para as nossas casas, ele precisa mandar também a equipe de ação de obras de infraestrutura” Disse Marcelo, morador do bairro do Crespo. ” Parece que o Prefeito de Manaus fecha os olhos para nós” lamentou .