MANAUS- AM | A igreja em oração, em silêncio e em luto, no último dia do ano de 2022 (31.12), o Papa emérito Bento XVI partiu para junto do Senhor, ele faleceu aos 95 anos, no Estado da Cidade do Vaticano, Joseph Ratzinger exerceu o pontificado de 2005 até fevereiro de 2013.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou sobre morte de Bento. “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 [horário local], no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, diz.
No último dia 28 de dezembro, o Vaticano informou que o estado de saúde de Bento XVI havia se agravado em razão do avanço de sua idade. O papa emérito estava morando, desde 2013, no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano. Com a assistência dos membros da associação leiga Memores Domini e pelo seu secretário pessoal, Dom Georg Gänswein.
O corpo do Papa Bento XVI estará na Basílica de São Pedro a partir de segunda-feira (2). O funeral será na quinta-feira (5), às 9h30 locais na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.
O Cardeal da Amazônia e Arcebispo Metropolitano de Manaus Dom Leonardo Ulrich Steiner escreveu uma mensagem sobre o falecimento do Papa emérito dizendo que Bento XVI foi um fiel seguidor de Jesus.
“Papa Bento XVI foi um fiel seguidor de Jesus! Homem de Igreja! Eleito Papa aos 19 de abril de 2005, apresentou-se como “simples humilde trabalhador na vinha do Senhor”, sentindo-se “consolado pelo fato do Senhor saber trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes”. Ao renunciar despediu-se, agradecido, como “simples peregrino iniciando a etapa final de sua peregrinação nesta terra”, que terminou no dia de hoje.”
Para Steiner, Joseph Ratzinger foi o Papa do Amor que buscou sempre apresentar os fundamentos da fé.
“As catequeses, os escritos permanecem como ensinamentos, como obra teológica e catequética de inspiração. Foi o Papa do amor! A Encíclica Deus caritas est, é um dos textos que acorda para a essência da vida humana, mas também da fé. Buscou apresentar os fundamentos da fé, especialmente ao retomar o mistério da encarnação e a fé como encontro. A sua afabilidade nos encontros permanece como sinal de sua personalidade, colegialidade e comunhão. Serviu à causa da paz, do ecumenismo, da dignidade da pessoa humana, na fidelidade ao Concílio Ecumênico Vaticano II,” diz o Cardeal da Amazônia.
Na mensagem Dom Leonardo Ulrich, disse que Bento XVI, continuou a servir a Igreja como Papa Emérito estando em comunhão com Papa Francisco, oferecendo a sua vida pela Igreja.Steiner encerra a mensagem dizendo que Unidos a Papa Francisco, rezamos agradecidos pela vida e pelo ministério de Bento XVI e que ele seja recebido no amor da Trindade Santa. Steiner
O Vaticano revelou as últimas palavras do papa emérito Bento XVI, que foram proferidas por volta das 3h da madrugada. Bento XVI morreu às 09h34 (05h34 no horário de Brasília). Segundo o enfermeiro noturno que o acompanhava o Papa emérito na noite em que faleceu, em italiano Bento XVI disse: “Senhor, eu te amo!”
O papado de Ratzinger durou oito anos. Em 10 de fevereiro de 2013, o papa Bento XVI publicou uma declaração de renúncia ao pontificado. Ele foi o primeiro pontífice a renunciar ao cargo em 597 anos. “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino”.
Ainda na mensagem de sua renúncia ele disse: “O mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado”. Palavras do Papa Bento XVI.
O Papa emérito, nasceu em Marktl am Inn, no estado da Baviera, na Alemanha, em 16 de abril de 1927. De 1946 a 1951 estudou filosofia e teologia na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Frisinga e na Universidade de Munique, ambas na Alemanha. Foi ordenado sacerdote em 1951, nomeado cardeal em 1977, e prefeito da Congregação Para a Doutrina da Fé em 1981.
Joseph Ratzinger, em 19 de abril de 2005, foi eleito papa, em sucessão a João Paulo 2º, que havia falecido 17 dias antes, em 2 de abril. Segundo o Vaticano, Ratzinger foi eleito pelos cardeais como o 265º sucessor do apóstolo Pedro, fundador da Igreja Católica Apostólica Romana.
Em seu pontificado, convocou cinco Sínodos de Bispos, um Ano Paulino, um Ano Sacerdotal e um Ano da Fé. Criou 90 cardeais e canonizou 44 santos.