Profissionais dos Centros Municipais de Atendimento Sociopsicopedagógicos (Cemasps), além de gerentes, chefes e funcionários da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram na tarde da última terça-feira, 28, da palestra “Os profissionais da Educação: as condições de trabalho e o efeito sobre a saúde”, ministrada pela psicóloga e mestra em educação, Ângela Viera.
Fotos: Cleomir Santos
A palestra, que aconteceu no auditório da sede da Semed, no bairro Parque 10, zona Centro-Sul, teve como objetivo de evidenciar fatores que levam os servidores a adoecerem no setor de trabalho, mecanismos para evitar o adoecimento, além de esclarecimentos sobre a saúde emocional, estresse, dentre outros.
A palestra faz parte das atividades da Gerência de Treinamento da Semed, que é subordinado a Divisão de Pessoal da secretaria e ligado a Escola de Serviço Publico (ESPI).
De acordo com a gerente Ray Câmara, a proposta da secretaria foi fazer os profissionais refletirem sobre a sua saúde e condições de trabalho. “Ou seja, são pontos que contribuem para que o nosso servidor adoeça dentro da sua área de atuação, por isso estamos orientando os servidores a se cuidarem mais e a trabalharem em um ambiente mais descontraído”, disse.
Umas das participantes da palestra foi a Assistente Social da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, Livete Brito. Segundo ela, palestra foi esclarecedora. “Aprendi o que leva a pessoa a chegar a nível elevado de estresse e como evitá-lo”, disse.