PAC São José comemora 18 anos e se prepara para ganhar nova estrutura

Facebook
Twitter
WhatsApp

Todos os dias, milhares de amazonenses buscam as unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Manaus, Parintins e Manacapuru para solucionar problemas. O sistema que reúne serviços para o cidadão em diversas áreas completou 18 anos de funcionamento nesta segunda-feira, 21 de março. A festa para celebrar o aniversário foi no PAC São José, na zona leste de Manaus, a primeira unidade instalada pelo Governo do Estado.

PC11

Somente no PAC São José, que funciona no Uai Shopping, passam por dia mais de 2,5 mil pessoas em busca de atendimentos nas áreas jurídica, direitos do consumidor e cidadania. Uma das usuárias do PAC é a operadora de caixa, Rosana Mendes, 25 anos, que mora no bairro do Zumbi I e vai ao PAC com bastante frequência. “Há onze anos moro no bairro do Zumbi e sempre que venho aqui (ao PAC São José) sou bem atendida e consigo resolver meus problemas. É um local muito bom para os moradores de toda a região porque a gente não precisa se deslocar para longe. Não são todos os bairros que têm esse mesmo privilégio”, afirmou.

Em 18 anos de implantação da rede de PACs, mais de 14,7 milhões de pessoas foram atendidas. Nas nove unidades em Manaus e no interior, mais de 20 tipos de serviços são oferecidos à população: de reclamações sobre os sistemas de luz e água a atendimentos da Justiça Federal e Polícia Civil.

Nos PACs, é possível registrar reclamações no Procon-AM, tirar documentos de identificação pessoal, solicitar seguro desemprego, fazer consultas com defensores públicos e participar de conciliações processuais na justiça. “Agora os PACs estão mais próximos de cada bairro e isso tem ajudado bastante”, comentou a auxiliar de cozinha Suany Pereira, 45 anos, que foi levar a filha para tirar a carteira de trabalho.
Para o ajudante de serviços gerais, Marcelo Ferreira, 33 anos, que mora no bairro do Puraquequara, a oportunidade de resolver problemas do dia a dia com maior facilidade é o segredo para o sucesso do sistema. “Tem facilitado muito. Quando a gente vem aqui é bem atendido, e quase nunca sai sem ter o problema resolvido. Foi muito bom ter criado isso aqui pela gente porque evita de irmos ao Centro. Aqui é possível fazer todo o serviço em um só lugar, além de ser perto e rápido. Quem trabalha, consegue resolver rápido e voltar ao expediente”, comentou Ferreira, que esteve no lugar para registrar uma queixa contra a Manaus Ambiental.

Agendamento por internet – Desde o ano passado, o atendimento nos PACs pode ser agendado através da internet, no site da Ouvidoria Geral do Estado (www.ouvidoria.am.gov.br). A medida tem ajudado a agilizar o atendimento e a busca pelos serviços pela população.

Investimentos – No último ano, o Governo do Amazonas inaugurou dois novos PACs em Manaus, no Shopping Sumaúma e no Via Norte Shopping. Novos investimentos em curso, de mais de R$ 500 mil, incluem a reforma dos PACs dos bairros da Compensa, Alvorada e Educandos. O PAC São José também passará por mudanças. A unidade continuará funcionando no Uai Shopping, mas vai se mudar para o primeiro piso do empreendimento no mês de abril.

“O Governo do Amazonas oferece o serviço há dezoito anos, o que significa que hoje chegamos a maioridade. Oferecemos esses serviços através dos PACs em nove unidades em Manaus e dois PACs no interior, em Manacapuru e Parintins. Nossa intenção é de interiorizar o máximo possível, sem deixar de priorizar a melhoria dos serviços em Manaus, com a reforma de três unidades”, frisou o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Eduardo Lucas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS