Ouvidores compartilham experiência durante 1º Encontro na CMM

Durante o 1º Encontro de Ouvidores realizado na manhã desta sexta-feira (20), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em comemoração ao ‘Dia do Ouvidor’ – celebrado no último dia 16 – representante do município, do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil (AOB/AM) e acadêmicos, compartilharam conhecimentos e experiências sobre a atuação do cargo nas esferas pública e privada na capital do Amazonas. O encontro foi presidido pelo ouvidor-geral da Casa Legislativa, Jairo da Vical (PROS).

CMM

A reunião ainda contou com a participação dos vereadores, Walfran Torres (PTC), Alonso Oliveira (PTC), Rosivaldo Cordovil (PTN), a sub-ouvidora do Estado, Hilza Cardoso; o professor de ética, Jurandir Moura; Ouvidor-Geral da OAB Amazonas, Glen Wilde Freitas, e o autor da Lei que institui a Semana Municipal do Ouvidor em Manaus, vereador Júnior Ribeiro (PTN).

Abrindo os trabalhos, Jairo da Vical destacou que o encontro serve para debater, principalmente, o papel das ouvidorias. “Acredito que o papel do ouvidor deve ser executado em sua plenitude. Cada parlamentar já exerce a função de ouvidor ao escutar a população. Eu quero fazer a Ouvidoria desta Casa funcionar, com resultados práticos”, afirmou. Jairo da Vical assumiu a função no Poder Legislativo, no segundo biênio da 16ª legislatura.

Ouvidor da Casa, vereador Jairo da Vical, presidiu 1º Encontro de Ouvidores, no Plenário da CMM – FOTO: Tiago Corrêa – DIRCOM/CMM
No encontro, foi possível adquirir mais conhecimento da função, assim como trocar experiências. A ex-ouvidora do município, a advogada Paula Valério, por exemplo, ressaltou, em seu pronunciamento, a importância das Ouvidorias na promoção da cidadania. “Nós temos a nobre missão de ouvir a população. Sem o ideal democrático, ninguém ouve. O ato de ouvir é importa para mostrar o valor que o outro tem e no que ele pode contribuir”, defendeu. Ela também pontuou que a ouvidoria é o canal direto entre o cidadão e o governo.

Já o ouvidor-geral do município, Alessandro Cohen, informou que a descentralização do atendimento da Ouvidoria do município contribuiu para o aumento da participação popular. “Nós trabalhamos para ir até o cidadão. E a prova disso são os resultados. Em 2013, fizemos 3.246 atendimentos, em 2014, 7.102; e nossa expectativa para 2015 é de realizar, 20 mil atendimentos”, otimizou.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close