Órgãos de segurança apresentam balanço geral com jogos tranquilos e nenhuma ocorrência grave

Facebook
Twitter
WhatsApp

Encerrada a fase de jogos do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016 em Manaus, os órgãos que participam da Operação de Segurança Integrada divulgaram, na quinta-feira, 11 de agosto, o balanço das ações que garantiram jogos tranquilos e sem nenhuma ocorrência grave. Durante 15 dias, foram mais de 17 mil agentes públicos das esferas estadual, municipal, federal e Forças Armadas, atuando na segurança pública, defesa e inteligência, com 50 órgãos envolvidos em ações, não apenas de segurança, mas também de saúde, trânsito e mobilidade, fiscalização, entre outros.

Segurança

Reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, representantes comemoraram o sucesso da operação que se mantém até o próximo dia 21 de agosto quando se encerram as Olimpíadas no Brasil. “O balanço dos jogos em Manaus foi extremamente positivo, não tivemos nenhuma ocorrência que envolvesse os atletas, nenhuma ocorrência relevante. Tivemos deslocamentos tranquilos, tivemos eventos muito tranquilos, elogiados por todos que frequentaram aos jogos. Não tivemos nenhum evento que merecesse ser registrado e era isso que a gente queria. Quando a segurança não aparece é porque ela foi bem feita”, ressaltou o secretário da SSP, Sérgio Fontes.

De 4 a 9 de agosto, a Arena da Amazônia foi palco de três rodadas duplas do Torneio de Futebol, sendo duas rodadas do masculino, envolvendo Suécia x Colômbia, Nigéria x Japão, no dia 4; Suécia x Nigéria, Colômbia x Japão, no dia 7, além de uma rodada dupla do torneio feminino, com as partidas entre Colômbia x Estados Unidos, Brasil x África do Sul, dia 9.

Os números de produtividade divulgados no balanço mostram que foram feitas 22 varreduras na arena, centros de treinamento, hotel, Live Site Ponta Negra, aeroporto e outros ambientes, 75 escoltas terrestres e sete escoltas fluviais, 407 abordagens e checagens de veículos, 14 apreensões, 10 notificações e 830 verificações de embarcações.

“Nós já estamos com aquele gosto de dever cumprido. E isso se dá ao esforço de cada um. A cada homem ou mulher, eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos. Mas fazer um parêntese especial para o pessoal do sistema de segurança pública, cada policial militar, cada policial civil, bombeiro, pessoal do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e os demais. Foi uma missão dura, mas acreditamos que foi muito bem desempenhada”, disse Fontes.

De acordo com secretário Executivo de Planejamento e Gestão Integrada da SSP, coronel da Polícia Militar Dan Câmara, até a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos a operação estará ativa no Live Site Ponta Negra. “Nós estamos fechando hoje os 15 primeiros dias de operação, as fases de jogos. Continuamos com a delegação da Colômbia na cidade, por isso temos que ter uma atenção especial”, justificou o secretário.

Segundo Dan Câmara, mantêm-se ativados dois Centros Integrados de Comando e Controle Locais (CICC-L), do Hotel Tropical e do Live Site Ponta Negra, além do Centro Regional, que interopera com o Centro Nacional de Comando e Controle, em Brasília (DF) e o com o do Rio de Janeiro (RJ). “Hoje mesmo tivemos uma videoconferência com Brasília e com o Rio de Janeiro. Muitas atividades que estão ‘planilhadas’ no portifolio do nosso Plano Geral Integrado das Ações de Segurança continuam acontecendo, até que a cerimônia de encerramento dos jogos vai finalizar essa grande operação”, explicou.

Reconhecimento – Ainda segundo o coronel Dan Câmara, durante a videoconferência com Brasília a operação realizada no Amazonas recebeu muitos elogios. “O Amazonas tem sido referência para o Brasil e para o mundo em termos de modelo de segurança aplicado com eficiência”.

Ele destacou alguns pontos estratégicos da operação como a Central Integrada de Recursos Aéreos que operou com aeronaves fazendo monitoramento em tempo real e a Central de Defesa Química, Radiológica Nuclear, que não chegou a ser acionada. Já a Central de Contra Medidas de Artefatos Explosivos, integrada pela Polícia Federal e o Grupo Marte da Polícia Militar do Amazonas, chegou a ser acionada, mas todas foram ocorrências falsas, inclusive uma suspeita de bomba no aeroporto internacional Eduardo Gomes.

Entre as ocorrências nos dias de jogos, as mais significativas foram as detenções de pessoas suspeitas de praticar cambismo com a venda de ingressos. Dan Câmara destacou ainda que a ausência dos serviços de Mag & Bag, que seria contratado pelo Comitê Rio 2016 para fazer revistas na entrada da arena não comprometeu a ação. “Em que pese o cenário mundial está muito mais crítico, em termos de terrorismo, tivemos que realizar toda a operação com recursos humanos e com raquetes para fazer checagem de pessoas. Isso tornou a operação muito mais critica, mas tivemos a capacidade de superar e garantir a entrega de jogos seguros saudáveis e sermos novamente referência para o mundo inteiro, como destino seguro e saudável”.

O Coordenador do eixo de Defesa da Operação, o general do Exército Antônio Barros, disse que o diferencial foi a capacidade de todos trabalharem integrados. “Se pudesse resumir o trabalho em uma única palavra, esta seria integração. Essa sinergia gerou todos os resultados que alcançamos e o sucesso da operação”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS