Operações integradas de órgãos estaduais de segurança reforçam policiamento em áreas com maior incidência de crimes em Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTO - ROBERTO CARLOS / SECOM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e órgãos do Sistema, Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Corpo de Bombeiros, realizam de sexta-feira, 22 de janeiro, até a madrugada de segunda-feira (25), uma ação de combate à violência urbana em Manaus com operações de aproximação nas áreas consideradas de exposição de risco. “Vamos cobrir a cidade com ações de policiamento ostensivo, barreiras fixas e itinerantes, incursões em áreas violentas, fiscalização de bares e casas noturnas e ônibus”, disse o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes.

FOTO - ROBERTO CARLOS / SECOM
FOTO – ROBERTO CARLOS / SECOM

Nessas áreas, os órgãos irão atuar reforçando o policiamento ostensivo no período dia, noite e madrugada, com efetivo de aproximadamente 1.200 policiais, que não atuam no policiamento ordinário, entre civis e militares. “São servidores policiais que atuam no setor administrativo, em investigação e nas tropas especializadas, que não atuam no policiamento ostensivo, mas estarão cooperando nessas ações”, detalhou Sérgio Fontes.

 Durante o dia, as ações de aproximação estão sob a responsabilidade da Polícia Civil, das 8h às 18h nos bairros da zona norte. “Dividimos as ações em três partes para que o reforço no policiamento ocorra por 24 horas. Durante o dia, a Polícia Civil reforça o policiamento, à noite é a SSP-AM com os seus servidores e na madrugada o reforço será da tropa da Polícia Militar”, afirmou o secretário de Segurança Pública.

A operação coordenada diretamente pela SSP-AM contará com o efetivo de todos os órgãos vinculados e secretarias-executivas dentre os quais: Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Secretaria-Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública, Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública e Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC).   A operação consiste no emprego de todas as tecnologias e ferramentas de inteligência que já são usadas pelos órgãos, como o mapeamento de Geoprocessamento, uso das Forças Especializadas de Pronta-Reposta (Grupo Fera, Rocam e o COE), atuando conforme mapeamento de ocorrências registradas.

 Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), de onde as equipes serão orientadas. “Nesse momento de combate intenso à criminalidade, estamos envolvendo todos os policiais que estão lotados em órgãos do Sistema, inclusive aqueles que estão no serviço administrativo. A ideia é realizar policiamento ostensivo, com barreiras fixas e itinerantes, incursões em áreas violentas, fiscalização de bares e casas noturnas e ônibus”, disse Sérgio Fontes.

Dentre os bairros que recebem ações de fiscalização neste final de semana está o bairro Colônia Terra Nova, que desde o início de janeiro registrou sete homicídios. “É um bairro que não está entre os mais violentos, mas, nesse início do ano, uma briga de traficantes locais causou todas essas mortes. Por isso, estaremos no local, para fazer uma ação de policiamento ostensivo e também de fiscalização”, informou o secretário de Segurança.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS