“OPERAÇÃO LAVAGEM DE OURO” Polícia Federal deflagra operação em nove estados

Por: Socorro Maia . Manaus - AM socorromaia@portaldoamazonas.com

Nesta terça-feira (28/06) a Polícia Federal deflagrou, a OPERAÇÃO LAVAGEM DE OURO, para investigar  organização suspeita de crime de lavagem de dinheiro, extração e comércio ilegal de ouro.

A operação é  realizada em conjunto com a Receita Federal e cumpre 52 mandados de busca e apreensão pela 10ª Vara Criminal Federal de São Paulo, para endereços relacionados aos líderes do grupo investigado e aos principais intermediários atuantes na lavagem de ativos.

Atuando com 208 policiais federais e 14 auditores da Receita Federal. A PF cumpre mandados em nove estados da federação, estão na rota da operação os estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rondônia) e Distrito Federal.

A Justiça Federal também determinou o bloqueio de contas de 40 investigados, no valor de até R$ 614 milhões.

Foto: Polícia Federal

De acordo com informações da PF, foram aprendidos, até o momento, aparelhos de telefonia móvel e computadores dos investigados, documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro, além de ouro em diversos endereços.

Foto: Polícia Federal

Os investigados podem responder pelos crimes de lavagem de ativos, receptação qualificada, falsidade Ideológica, redução do pagamento de tributos federais, dificultar a ação fiscalizadora ambiental do poder público, por meio da omissão no pagamento de compensação financeira pela exploração de recursos minerais – CFEM, promoção de organização criminosa e usurpação de bem mineral da União.

 

Tags

Related Articles

Check Also

Close
Close