O município de Guajará no Amazonas fica na região do Juruá

Facebook
Twitter
WhatsApp

Guajará é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Microrregião do Juruá e Mesorregião do Sudoeste Amazonense, sua população estimada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 16 085 habitantes.

 

História

O povoado de Guajará, resultante da antiga invasão do seringal do mesmo nome que pertencia à família Badarane e ocupava as extensões de terra do atual município, é elevado à condição de Vila em 1979. Oito anos mais tarde, é criado o município de Guajará, por força do Decreto-Lei nº 1.831. O primeiro prefeito do município foi eleito nas eleições municipais de 1988, assim como os nove vereadores da Câmara municipal do município.[8]

Geografia

O município de Guajará possui uma área territorial com pouco mais 8.000,00 mil m² e localiza-se à margem esquerda do rio Juruá. Está aproximadamente 1600 quilômetros em linha reta da capital do Estado. Tem elo econômico com o município Cruzeiro do Sul no Acre, pelo fato de existir uma rodovia de 16 quilômetros que os une.

As principais atividades econômicas se baseiam na criação de gado bovino e na agricultura familiar. Não possui indústrias, o comércio local é fraco e a única instituição empregadora é a prefeitura.

Devido à enorme distância existente entre Guajará e Manaus, capital do estado, o município enfrenta muitos problemas, sendo a logística um dos principais, o que eleva os preços dos produtos industrializados que chegam ao município por via aérea, fluvial e pela estrada que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS