MANAUS – É tempo de celebrar o nascimento de Jesus, é tempo de paz de Amor e renovar a esperança. Nesse clima natalino e com um público de mais de 20 mil pessoas, o governador do Amazonas, Wilson Lima, deu início sábado (26/11), à programação “O mundo encantado do Natal” com a inauguração de uma majestosa árvore de 30 metros no Largo de São Sebastião, com mais de 270 enfeites natalinos. O espetáculo de luz e cores gera aproximadamente 2 mil empregos diretos na área da economia criativa.
Durante o evento, Wilson Lima ressaltou o sucesso de público da programação de Natal e logo na abertura oficial. “O público de hoje superou a nossa expectativa. Esperamos que por aqui (no Largo) passem 1,2 milhão de pessoas, mas pelo público de hoje a gente imagina que vai superar esse número. A gente fez uma programação muito interessante, no Largo e no Teatro Amazonas, todos os dias. Então está tudo montado e preparado para que possamos receber as famílias, as crianças, para tirarem fotos na árvore e passearem no Largo de São Sebastião”, declarou o governador Wilson Lima.
O governador do Amazonas chegou acompanhado da primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, e da filha caçula, Maria Antonella, que acionou as luzes de toda a decoração montada no local. Essa é a maior estrutura já montada em relação às edições anteriores. Neste ano, a programação incluiu cenografia inédita, chegada do Papai Noel e abertura dos espaços culturais com atrações gratuitas.
Com a coordenação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) o evento segue por mais de 40 dias de programação, encerrando no dia 6 de janeiro de 2023, de acordo com governador as atrações também vão para os municípios do Estado, a proposta é gerar renda tanto na capital quanto no interior movimentando a economia no estado.
“Nós estamos, além da capital, indo para outros 20 municípios e outras seis comunidades, que dificilmente teriam a oportunidade de receber uma árvore ou outra estrutura que simbolize essa data tão importante que é o Natal”, destacou Wilson Lima.
O encontro com o bom velhinho é sempre emocionante, o Papai Noel, caminhou pelas ruas do Centro de Manaus, tendo como parada final e obrigatória o Largo de São Sebastião. A magia do Natal vem com a cenografia e a decoração especial, que são assinadas por artistas e profissionais da região. Com destaque para o show de fogos de artifício silenciosos, sem incomodo para o público que vive no entorno do centro da cidade, o momento foi encantado, na inauguração teve ainda apresentações especiais dos corpos artísticos do Amazonas.
A novidades é o “Passaporte Natalino”, que é adquirido em uma área reservada da secretaria de Cultura, no Largo de São Sebastião, onde a criança faz foto 3×4 e imprime gratuitamente para fixar no item lúdico personalizado. De posse do passaporte, o próximo passo é a visitação às atrações: Árvore de Natal, Casa do Biscoito, Fábrica do Papai Noel, concerto natalino no Teatro Amazonas, shows no Parque Rio Negro e no Teatro da Instalação, entre outras. O passaporte recebe o carimbo, que confirma a visita, uma forma de colecionar lembranças.
O espetáculo natalino ganhou uma decoração toda especial, repleta de luz, cor, magia e muito brilho,ocupando a Casa das Artes, lateral do Teatro Amazonas, o espaço inédito é voltado para crianças de 1 a 5 anos de idade; e reservado para atividades lúdicas e oficinas criativas. O agendamento da visita à Casa do Biscoito é on-line pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 21h. As visitas, em cinco sessões, têm duração de 50 minutos, para grupos de até 30 crianças.
Ela foi um sucesso no ano passado e está de volta “A Fábrica do Papai Noel”, retorna ao Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro. O espaço reserva atividades lúdicas e interativas para toda a família e crianças de todas as idades. No espaço, os visitantes podem acompanhar o Papai Noel e seus ajudantes em ação, organizando cartinhas, preparando brinquedos e produzindo árvores. Os grupos são de 25 pessoas e a visitação dura 30 minutos.
Uma das atrações é o concerto natalino que estará em cartaz no Teatro Amazonas, com o tema “O Encanto de Natal”, as apresentações ocorrem de 11 a 23 de dezembro, aos sábados e domingos em duas sessões, às 16h e às 20h, com agendamento on-line (cultura.am.gov.br) a partir do dia 7 de dezembro.
O Largo de São Sebastião também oferece uma ampla programação de quarta-feira a domingo, das 18h às 20h. Shows musicais no palco, como do cantor Adriano Arcanjo, que abre agenda da semana no palco do Largo, dia 15 de dezembro; entre outras atrações, a partir das 17h, a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) e o show musical com Grupo Vocal dos Corpos Artísticos (GVCA), se apresentam nos dias 17 e 18, respectivamente.
A programação da semana de 12 a 18 de dezembro traz destaques como a exibição de filmes natalinos no Museu do Homem do Norte e no Cineteatro Guarany, além da “Feira ExpoMulher – Edição de Natal”, no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, que acontecem entre os dias 15 e 17 de dezembro, mas algumas diversões precisam de hora marcada.
“Algumas atrações precisam de agendamento para garantir a participação de todos. Outras são abertas ao público e acontecem no Largo de São Sebastião, Cineteatro Guarany, Museu do Seringal, Palacete Provincial, além dos bairros e municípios”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
Tudo pronto no palco do Teatro Amazonas, parte do elenco do “O Encanto de Natal” começa a assumir os personagens do espetáculo musical que será levado ao público a partir domingo (11/12). Ao todo, serão 16 espetáculos até o dia 23 de dezembro. A entrada é gratuita, mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), que estará disponível para as récitas.
O belo o espetáculo de música, teatro e dança é uma das atrações mais aguardadas da edição do “O Mundo Encantado do Natal”, tema da programação do Natal de 2022. Mais de 150 profissionais estão envolvidos na produção com a participação dos corpos artísticos do estado no espetáculo natalino. Temos o Coral do Amazonas, Amazonas Filarmônica, Balé Folclórico, Corpo de Dança do Amazonas, Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro, além dos profissionais da Central Técnica de Produção na montagem do cenário, são muitas mãos dedicadas e um espetáculo que é tradição no nosso estado.
A montagem tem o profissionalismo do dramaturgo Roger Barbosa, com direção artística de Ana Claudia Motta e dos assistentes de direção Michel Guerreiro e Douglas Rodrigues, “O Encanto de Natal”, narra a história de Samuel, um personagem que cresce desencantado com o Natal, e no decorrer do espetáculo com uma ajudinha de seres fantásticos, os duendes e do próprio Papai Noel ele (Samuel) recupera esse encanto, que ele perdeu. Um Natal que representa o amor, a paz, a comunhão é retratada no espetáculo.
O Encanto do Natal é um espetáculo repleto de magia e emoções onde Samuel, uma criança que se torna um adulto frustrado, precisa recuperar o sentido das comemorações natalinas para reencontrar a sua felicidade, mas para isso precisa resgatar a criança que existe dentro dele. Em sua jornada recebe a ajuda de Dundo e Zig, dois duendes atrapalhados que o transporta à fábrica do Papai Noel, onde a magia acontece. Tudo seria fácil se não fossem Nino e Feaus, duas criaturas que querem acabar com o Natal. O resultado desse encontro é uma aventura onde todos serão transformados.