Em entrevista coletiva após o lançamento do programa “Prosamim em Movimento”, nesta segunda-feira (23/04), no Palácio Rio Negro, Centro (zona sul de Manaus), o governador Amazonino Mendes ressaltou o pioneirismo do Amazonas em trazer para o Brasil uma consultoria da área de segurança reconhecida mundialmente. Segundo ele, o investimento do governo é mínimo se considerado os resultados esperados com a contratação do escritório “Giuliani Security & Safety”, de Rudolph Giuliani, especialista em segurança que reduziu em 60% a criminalidade em Nova Iorque (EUA), quando foi prefeito da cidade.
“Nós estamos contratando o que há de melhor no mundo para enfrentar um problema angustiante e que o Brasil vem sendo derrotado, sistematicamente, em todas as cidades, em todos os estados. E a nossa cidade, Manaus, teve uma evolução galopante, no ponto de vista negativo em relação à segurança. Lá atrás, quando governei, o Amazonas era o menor índice brasileiro de criminalidade. Hoje, é um dos primeiros e somos os campeões no excedente de população carcerária. Isso foi rápido, em 15 anos”, ressaltou Amazonino.
A parceria com a consultoria internacional foi firmada no último dia 18 de abril, com investimentos da ordem de R$ 5 milhões. “O custo? 1,5 milhão de dólares, cerca de cinco milhões de reais. Se nós pensarmos que nós gastamos R$ 1,2 bilhão num programa e não restou nada, não ficou nada. Nós jogamos dinheiro fora”, disse o governador ao se referir a programa idealizado por governos anteriores.
Amazonino afirmou que o estado precisa de uma solução duradoura e eficaz. “A gente precisa de tecnologia, capacidade, competência, qualidade, para dar ao nosso povo mais segurança, dar aos pais mais tranquilidade. Nós sabemos que a principal vítima da droga é o jovem. É isso que a gente quer combater. É o grande legado. Isso faz parte de um estudo que estamos fazendo de preparar o estado para o futuro”, destacou.
O Amazonas é o primeiro do Brasil a firmar acordo com a empresa reconhecida no mundo inteiro por implantar medidas de sucesso no combate à criminalidade. Em maio, a equipe de Giuliani desembarca em Manaus para iniciar o trabalho estratégico na área de segurança pública.
“O Brasil inteiro está comentando a ousadia nossa de irmos aos Estados Unidos, a Nova York, e contratar o maior expert do mundo. E a experiência dele não é só Nova York. Eles fizeram experiências na Colômbia, em Honduras, Canadá, Rússia. É uma equipe chamada no mundo inteiro”, completou o governador, ao ressaltar a posição estratégica do Amazonas na rota do tráfico de drogas na América do Sul. “O desafio é enorme, nós somos estado fronteiriço, com países notadamente produtores de droga. Então nós precisamos combater essa elevada situação de insegurança de forma técnica, não no achismo”.







































































