Segundo AAP, 90% dos suicídios poderiam ser evitados com tratamento adequado. No AM, dois municípios estão entre dez que mais registram suicídios no país.

A Associação Amazonense de Psiquiatria (AAP), em conjunto com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), abrem neste domingo, 10 de setembro, a programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. A campanha inicia com uma ação de conscientização no Largo de São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus, às 17h30 do dia 10, que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, quando vários estados brasileiros e países realizam ações para chamar a atenção sobre a importância da valorização da vida.
A programação do Setembro Amarelo também tem o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, que vai iluminar o Teatro Amazonas na cor amarela também no dia 10, em referência à campanha. Nesse dia, a partir das 17h30, defensores públicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e estudantes que apoiam a campanha estarão no Largo de São Sebastião conversando com a população e distribuindo folhetos com orientações sobre a prevenção ao suicídio.
No dia 13 de setembro, das 09h às 13h, acontece o II Simpósio de Prevenção ao Suicídio do Amazonas, no auditório Deputado Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.930, Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.
Como parte da programação do Setembro Amarelo também será realizada uma caminhada na Ponta Negra, no dia 17 de setembro, com a participação de defensores públicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e estudantes, que distribuirão material informativo sobre prevenção ao suicídio. A caminhada terá início às 9h, partindo do Anfiteatro da Ponta Negra.
O ônibus de atendimento itinerante da Defensoria Pública estará nas imediações do anfiteatro como ponto de apoio à caminhada e também local de disseminação de informações sobre a campanha de prevenção ao suicídio. A DPE-AM mantém um núcleo voltado ao atendimento de demandas da área da saúde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na unidade da rua 24 de Maio, 321, Centro, zona sul de Manaus. A Defensoria também oferece assistência psicossocial aos assistidos da instituição.
Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde mostram que o Amazonas possui dois municípios entre os dez com maior número de suicídios, sendo que São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus) lidera o ranking, com taxa de 52,2. São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros da capital) está em terceiro lugar, com taxa de 36,7. Manaus é o 751° no ranking. O levantamento é do ano de 2012 e foi feito considerando 5.564 municípios com 20 mil habitantes ou mais.






































































