As atividades pesqueiras e agrícolas do município de Lábrea (a 852 quilômetros de Manaus) devem ser impulsionadas com os investimentos realizados nesta quarta-feira (07/03) pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Com investimento da ordem de R$ 294,9 mil, o FPS entregou caminhão, trator agrícola, motor de popa e canoas para três associações de agricultores da cidade, que também celebrou 132 anos nesta data.
Os investimentos fazem parte dos Termos de Fomento firmados entre as associações e o FPS, chegando a beneficiar mais de 6 mil pessoas. A solenidade de entrega foi feita pela presidente de honra do FPS, Mônica Mendes, que destacou a importância dos equipamentos para o desenvolvimento das comunidades.
“Foi uma honra atender essas três associações porque vai ajudar no escoamento da produção deles, melhorar a qualidade de vida e na autoestima do trabalhador que ficam na ponta da produção dos alimentos. Teremos ainda esta semana mais entregas no município de Codajás onde entregaremos também um benefício para mais produtores rurais”.
O munícipio de Lábrea produz, anualmente, em torno de 80 mil toneladas de farinha de mandioca, além de possuir uma expressiva atuação no manejo do pirarucu. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Agroflorestal e Extrativista do Amazonas (Idam) do município, o volume do setor pesqueiro chega a 1,2mil toneladas na produção, ao ano.
A Associação dos Produtores Agroextrativistas da Assembleia de Deus do Rio Ituxi (Apadrit) recebeu 1 trator agrícola e 1 carreta para ajudar na preservação da floresta nativa e na mecanização das áreas. O investimento foi de R$ 100 mil. Com a aquisição do trator, a área da plantação deve aumentar em 80% e a produção de mandioca, cana de açúcar, farinha de mandioca, copaíba deve aumentar em 50%.







































































