Muita emoção para os pais do mais jovem advogado do Brasil, na sexta-feira (27), a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal entregou a carteira profissional ao advogado Mateus de Lima Costa Ribeiro se formou na Universidade de Brasília (UnB) que foi aprovado “de primeira” no Exame da Ordem.
Ele começou a sua vida acadêmica em 2014, quando foi aprovado no vestibular da UnB com apenas 14 anos. Pela lei, ele não poderia se matricular na universidade, porque ainda cursava a 8ª série (atual 9º ano) do ensino fundamental.
Os país de Mateus que são advogados, conseguiram uma decisão liminar que permitiu que ele entrasse na faculdade, desde que passasse em uma prova com o conteúdo do ensino médio. em entrevista a Globo, ele contou que teve de percorrer uma “maratona”: em 24 horas, estudou três anos de matérias escolares e concluiu a etapa.
Com 256 créditos previstos, estágio e monografia, o curso de direito é um dos mais concorridos – e também, um dos mais puxados – da universidade. O próprio sistema eletrônico da UnB indica que, normalmente, os alunos têm entre cinco e oito anos para concluir o bacharelado.
Mateus Ribeiro decidiu que o prazo era longo demais. Acumulando matérias, cursos de verão e atividades extraclasse, ele foi autorizado a concluir o curso em 4 anos. Com a entrega da carteira profissional nesta sexta, ele já está apto a atuar como advogado.