Maternidade Moura Tapajóz promove ações de sensibilização durante o Agosto Dourado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Alex Pazuello/Arquivo Semcom

Durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e o período da Campanha Agosto Dourado, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, está realizando uma intensificação das ações de sensibilização sobre amamentação com gestantes, puérperas, acompanhantes e profissionais de Saúde.

“Aleitamento materno: a base da vida” é o tema deste ano da SMAM, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, na sigla em inglês). A iniciativa objetiva motivar globalmente ações para promover a amamentação como parte das estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades. A SMAM e o Agosto Dourado são eventos que integram o calendário oficial do município de Manaus e estratégias para a intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

“Queremos que a população tenha consciência de que a amamentação está diretamente ligada à segurança alimentar e à redução da pobreza. Vários estudos já comprovaram que um bebê amamentado exclusivamente até os seis meses tem maiores possibilidades de se tornar um adulto com melhor qualidade de vida e maior nível de escolaridade”, avaliou o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A programação na Moura Tapajóz começou já no dia 1° de agosto com atividades de sensibilização e orientação sobre aleitamento materno com gestantes que realizam visita de vinculação à maternidade.

A enfermeira Valéria Almeida, articuladora do Projeto “Apice On” na Moura Tapajóz e responsável pelas visitas, explica que a vinculação da gestante ao seu local de parto por intermédio da UBS onde realiza o pré-natal auxilia na redução da mortalidade materna e infantil, encorajando a aproximação das gestantes à unidade de referência e promovendo uma melhor assistência ao parto.

“Já podemos trabalhar a questão da importância do aleitamento materno desde as primeiras visitas da gestante à maternidade. E essa conscientização precoce pode ser decisiva para o sucesso da amamentação e, consequentemente, para redução da mortalidade materna e infantil”, acrescentou Valéria Almeida.

A sensibilização durante as visitas de vinculação seguirá acontecendo nos dias 15, 22 e 29/08, sempre às 15h.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS