Uma futura gestão de Roberto Cidade à frente da Prefeitura de Manaus vai implantar um plano municipal de contingência para enfrentar eventos climáticos extremos, como estiagem e cheia dos rios. A estratégia faz parte do plano de governo do candidato do União Brasil e foi ressaltada na tarde desta terça-feira (10/11), durante caminhada no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus. A caminhada teve início na rua 15 de Julho e, ao longo do percurso, Roberto Cidade conversou com moradores e comerciantes de região.
“ É preciso trabalhar para que Manaus tenha planejamento, uma gestão que se antecipe a esses eventos e reduza o impacto para a população, no que for de competência do município”, afirmou Roberto Cidade.
O plano também vai contemplar a prevenção e o combate às queimadas no âmbito municipal, além de ações educativas para o descarte correto de resíduos, a preservação das nascentes, igarapés e orlas, o combate à ocupação irregular nessas áreas e a articulação de ações em conjunto com outros municípios da Região Metropolitana.
Também faz parte do plano de governo a criação de um programa de arborização da cidade da capital amazonense, a reestruturação e ampliação do sistema de coleta seletiva e a triagem de recicláveis, como formas de integrar os catadores ao sistema formal, promover a economia circular, capacitar trabalhadores e gerar renda.
O enfermeiro David Santana, 36 anos, morador do Santa Etelvina, pontuou que a iniciativa é positiva para atender principalmente a população ribeirinha. “Ele tem que olhar mesmo pela comunidade, ainda mais pela população da beira de rio, que está sofrendo muito nessa seca”, comentou.
Coligação “Manaus Merece Mais”
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil, fazem parte da coligação “Manaus Merece Mais” o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).