Manaus se prepara para receber o maior encontro de Planejamento Urbano do Brasil de 25 a 27 de setembro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Divulgação/Implurb

Faltando apenas seis dias para o início de um dos eventos mais importantes para o futuro das cidades brasileiras, a capital amazonense se prepara para sediar o 11º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE). Com o tema “Desenvolvimento Urbano Integrado”, o evento tem a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), como anfitriã e conta com o apoio de entidades de peso como o Ministério das Cidades, a ONU-Habitat e a Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ).

Representantes de mais de 13 cidades, como Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Maringá (PR), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Redenção (PA), São Luís (MA), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP), já confirmaram presença na capital amazonense.

A expectativa é reunir mais de 130 participantes, com uma notável integração entre a comunidade local e os membros de outras partes do país. O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destaca a importância do evento, numa configuração que demonstra a excelente integração entre a comunidade local e os membros do InREDE.

“Esse encontro em Manaus será um marco para o planejamento urbano no Brasil. Mais do que compartilhar iniciativas, é o momento de afirmar o papel estratégico do planejamento diante das mudanças climáticas, da sustentabilidade e da construção de cidades mais humanas”, afirmou Valente.

Programação

A programação, que promete ser um dos pontos altos da agenda, se divide entre pontos turísticos e atividades técnicas. O evento começa no dia 25/9, com a solenidade de abertura no mirante Lúcia Almeida, dois dos projetos de sucesso do programa “Nosso Centro”, da gestão do prefeito David Almeida.

O segundo dia, 26/9, será dedicado a apresentações internas, com destaque para a troca de experiências e as propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). Na pauta, também estão discussões essenciais para a construção de cidades mais inclusivas e resilientes, alinhadas à Agenda 2030 e à Nova Agenda Urbana. E no dia 27/9, ocorrerá uma visita técnica com os participantes e convidados.

“Manaus receberá os representantes nacionais e internacionais com a hospitalidade característica da cidade. Desejamos a todos um evento memorável e proveitoso. Acreditamos que a experiência será enriquecedora para todos”, completou Valente.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS