Em audiência pública, a Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, prestou contas à sociedade sobre as atividades desempenhadas pela autarquia em 2023. O encontro, aberto ao público, aconteceu na quarta-feira, 24/4, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, no bairro Compensa, zona Oeste, e também foi transmitido, ao vivo, pelo YouTube da prefeitura.
Aproximadamente cem pessoas participaram, de forma presencial e on-line, da audiência cujos temas abordados compõem o relatório de governança da Manaus Previdência, como o balanço de concessão de benefícios aos aposentados e pensionistas; os programas e projetos previdenciários; a carteira de investimentos; e a situação atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
“O resultado da nossa audiência pública foi muito satisfatório. Nós contamos com a presença dos nossos servidores da Manaus Previdência, além de representantes de outras secretarias, e cumprimos o nosso papel de demonstrar a transparência que o prefeito David Almeida nos pede e que a autarquia preza ao longo dos anos”, destaca a diretora-presidente da Manausprev, Daniela Benayon.
O ciclo de prestação de contas iniciou com a apresentação das certificações que a Manausprev possui: o Pró-Gestão de Regime Próprio de Previdência Privada (RPPS), nível IV, o mais alto da certificação; e a manutenção da NBR ISO 9001:2015, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
As quatro premiações conquistadas nacionalmente, em 2023, também foram destaque e atestam que a Manausprev segue como referência no Brasil. São elas: 2º lugar na categoria 4, acima de 6 mil servidores ativos, no 4º Prêmio Destaque Brasil de Investimentos; no 5º Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, na categoria 2, de 30 mil a 10 mil e um servidores ativos, o pódio foi garantido com o 3º lugar; O 2º lugar veio no 14° Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, na categoria grande porte; Outro prêmio conquistado foi o de Destaque Brasil de Governança Previdenciária, ficando em 5º lugar no grupo 2: municípios, e categoria 1, como RPPS de grande porte.
Em seguida, as ações e projetos ofertadas pelo setor Psicossocial foram apresentados. Um total de 1.700 pessoas foi atendida em 99 ações distribuídas em seis projetos: o de Orientação para Aposentadoria (Prepara Prev), o Manausprev Itinerante, o Feliz Vida Nova, Pensando o Futuro, Vitalidade e o projeto Acolher.
A diretora de Previdência da autarquia, Ana Silvia Domingues, apresentou os resultados das ações e, na mesma ocasião, explicou o balanço de concessão de benefícios no exercício de 2023. Foram 669, sendo 539 de aposentadorias e 130 pensões por morte.
Outros assuntos em foco foram a carteira de investimentos e a situação atuarial do RPPS, ambos considerados positivos pela gestão, cujos números atestam um impacto significativo no equilíbrio financeiro do RPPS.
O diretor de Controle Externo de Regime Próprio de Previdência Social, do Tribunal de Contas do Estado, Márcio Osório, esteve presencialmente na audiência e disse que a iniciativa aproxima a sociedade da gestão, além de fortalecer a transparência do órgão.
“É uma iniciativa louvável, que serve para que os próprios servidores saibam o que está acontecendo na Manausprev e os beneficiários também passam a ter acesso a todos os dados. Isso mostra a transparência da gestão”, aponta.
Uma rodada de perguntas e esclarecimento de dúvidas encerrou a audiência pública 2024 da Manaus Previdência, que desde 2014 promove a ação, anualmente.