Manaus e mais onze municípios do Amazonas entram em Situação de Emergência por conta das queimadas

Facebook
Twitter
WhatsApp

As ações integradas de combate às queimadas urbanas em Manaus ganharam um reforço, nesta terça-feira, 13, com o decreto de Situação de Emergência assinado pelo governador do Amazonas, José Melo; pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; e por mais onze chefes do Executivo dos municípios que têm apresentado alto índice de focos de queimadas ou incêndios florestais. A solenidade foi realizada na sede do Governo do Estado, que fica na avenida Brasil, zona Oeste da capital.

AP - 3.10.15 - Coletiva sobre queimada na sede do governo (10)-2

De acordo com o prefeito Arthur Neto, a medida irá dar mais agilidade nas compras e nos procedimentos a serem adotados no combate e na prevenção dos focos de calor. “Essa ação veio em boa hora, uma vez que a capital, sozinha, pouco pode fazer para minimizar os efeitos danosos das queimadas, já que os principais focos de incêndio são oriundos dos municípios vizinhos”, destacou.

Ainda segundo o prefeito, o Município já tem atuado com uma Brigada contra Incêndio e, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, implantou uma base do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), também integrado por órgãos estaduais e federais. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a de Meio Ambiente (Semmas) têm ainda realizado trabalho educativo e de prevenção com atividades lúdicas, música e teatro, alertando para os riscos e cuidados nesse período de forte estiagem.

“E fica o nosso pedido para que a população colabore e não queime lixo ou folhas. Nossos agentes de limpeza já estão autorizados a recolher os sacos com folhas secas. Agora cada cidadão deve fazer também a sua parte”, concluiu Arthur Neto.

A previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) é de que os próximos três meses ainda sejam de estiagem. Mesmo com o início da estação chuvosa, estudos apontam que o fenômeno El Niño ainda estará muito forte na Região. Deve chover, mas permanecendo abaixo do esperado.

Ações Emergenciais

O decreto de Situação de Emergência tem como base o parecer técnico elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e a Defesa Civil do Estado, considerando os efeitos negativos do El Niño, que tem causado a redução significativa da precipitação pluviométrica na Região Amazônica, além da interferência humana que agrava ainda mais os efeitos danosos da seca.

Entre as estratégias de prevenção estão a Criação do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental, formado pela Sema, Batalhão Ambiental, Bombeiros, Defesa Civil e as prefeituras municipais, bem como a implantação da Sala de Situação de Controle e Monitoramento Ambiental, ambos funcionando na sede da Sema.

“De forma prática, vamos atuar em duas frentes. Uma envolvendo as estruturas de educação, fazendo um trabalho pedagógico com as crianças e com a comunidade em geral. Por outro lado, os chamados brigadistas, que são as pessoas trinadas para de forma voluntária ajudar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, poderão agir mais rapidamente nos focos de incêndio”, explicou o governador José Melo.

Ainda segundo Melo, as secretarias de Saúde de todos os municípios contemplados no decreto também estão reforçando suas ações de atendimento aos problemas ocasionados pelo clima seco e pelo excesso de fumaça, sobretudo as doenças respiratórias.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que a incidência de focos de calor na Amazônia aumentou cerca de 80% em relação ao ano de 2014, no Amazonas o crescimento foi de 89%. “Até primeira quinzena de setembro os focos de calor estavam concentrados nos municípios do Sul do Estado. A partir da segunda quinzena do mesmo mês esse foco passou para Região Metropolitana de Manaus e dos 15 municípios mapeados, oito estão inseridos no decreto de Situação de Emergência”, disse Antonio Stroski, secretário da Sema.

Além de Manaus, o decreto contemplará também os municípios de Autazes, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS