´Manaus Cidadã´ leva serviços essenciais às comunidades mais distantes atendendo mais de 50 mil pessoas em 2025

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Valdo Leão / Semcom

Com o intuito de atender à população de todas as zonas da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus vem ampliando os seus serviços, aproximando as ações dos moradores das regiões mais distantes do centro histórico. Prova disso foi a ampliação do programa “Manaus Cidadã”, realizado pela Secretaria Municipal de Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que em sete edições itinerantes, resultou em mais de 50 mil pessoas atendidas, somando 125 mil atendimentos realizados, com o apoio de mais de 30 órgãos parceiros.

O prefeito de Manaus, David Almeida, ressaltou que o programa nasceu da necessidade de enxergar a cidade por inteiro. “Manaus é diversa, extensa e cheia de realidades diferentes. Não podemos esperar que todos consigam chegar até um órgão público. É nosso dever ir até eles, ouvir de perto, resolver e garantir os seus direitos. O ‘Manaus Cidadã’ é isso: presença, cuidado e compromisso com quem mais precisa”, afirmou Almeida.

Nas ações do “Manaus Cidadã”, moradores encontram, em um único ambiente, serviços de documentação, orientação social, atendimento na área da saúde, assistência jurídica, entre outros direitos básicos. Assim, tem se consolidado como um instrumento de aproximação real entre a prefeitura e a população. Em cada comunidade atendida, a iniciativa revela histórias de moradores que, muitas vezes, aguardavam há anos por serviços básicos que agora chegam de forma direta, organizada e humanizada.

Moradora da comunidade Nova Floresta, na zona Leste, a autônoma Anne Barden destacou a qualidade do atendimento no mutirão. “Tem profissionais competentes para ajudar no serviço que você precisa. Fui muito bem atendida nos locais que passei e a ação aqui no nosso bairro foi maravilhosa”, disse Anne.

Além de ampliar o acesso, o “Manaus Cidadã” também tem impacto direto na rotina das comunidades atendidas. Ao concentrar diversos serviços em um único espaço e em datas estratégicas, o programa evita deslocamentos longos, gastos extras e a perda de dias de trabalho, facilitando a vida de quem precisa resolver pendências e garantir direitos básicos.

Para a acadêmica de enfermagem, Relren Paula, a iniciativa facilita o acesso aos serviços, especialmente para quem trabalha durante a semana. “A ação é muito importante, principalmente pelos atendimentos na área da saúde. Para quem trabalha de segunda a sexta, o sábado é a oportunidade de resolver pendências, com serviços gratuitos e concentrados em um só lugar”, afirmou a moradora de Flores, zona Centro-Sul.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS