Mais de 1.500 mulheres já foram beneficiadas com a inserção do DIU no interior do Amazonas

Municípios da região do Alto Solimões receberam capacitação para ampliação do acesso ao DIU, de terça a sexta-feira (21 a 24/06)

Dando continuidade às ações do programa de planejamento familiar, equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e do Ministério da Saúde (MS) estão na região do Alto Solimões, desde terça-feira (21/06). O objetivo é capacitar e disponibilizar o Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU), por meio do treinamento das Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamim Constant e Tabatinga.

As equipes estão recebendo capacitação quanto à indicação, preparo, inserção e acompanhamento do método contraceptivo. A meta é capacitar 100% dos médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) desses municípios visitados, além de inserir 400 unidades do DIU, beneficiando as mulheres do Alto Solimões. O treinamento encerra nesta sexta-feira (24/06).

“O projeto do DIU de Cobre já alcançou oito municípios do Amazonas com capacitações das equipes e com a inserção do dispositivo para que as mulheres tenham o direito ao planejamento reprodutivo garantido”, ressaltou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida, da SES-AM, Sandra Cavalcante, os profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Solimões também foram capacitados para aplicação das técnicas na população indígena feminina.

FOTOS: Divulgação/SES-AM

“A Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, vem sistematicamente realizando a capacitação com enfoque no DIU de cobre visando a ampliação do acesso ao dispositivo no Amazonas, disponibilizado pelo SUS. O DIU é um método contraceptivo reversível, que apresenta alta eficácia, segurança e boa tolerância, possui longo tempo de atuação, não depende dos hábitos da usuária após a colocação e possui poucas contraindicações para o uso”, explicou Sandra.

O projeto de ampliação da inserção do DIU de Cobre no Amazonas até o momento, já contemplou 1.508 mulheres. Os municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Iranduba receberam a capacitação em 2021. Cerca de 700 mulheres foram beneficiadas com a inserção do dispositivo.

Em abril deste ano, os municípios beneficiados foram Tefé, Uarini e Alvarães, onde 100% das equipes da APS nesses municípios receberam o treinamento. Em São Gabriel da Cachoeira, 40 profissionais de saúde foram capacitados.

Related Articles

Check Also

Close
Close