Vestida de preto e com um véu em sinal de luto e devoção, Antonia Salzano Acutis, mãe do novo santo da Igreja Católica, Carlo Acutis, acompanhou emocionada a cerimônia de canonização ao lado do marido, Andrea Acutis, e dos filhos gêmeos. O evento, presidido pelo Papa Leão XIV na Praça de São Pedro, no Vaticano, marcou um momento raro na história da Igreja: a presença de uma mãe viva durante a canonização de seu próprio filho.
Em geral, os processos de canonização se estendem por décadas ou séculos, o que torna esse episódio ainda mais incomum. Carlo, morto em 2006 aos 15 anos, teve a santidade reconhecida com rapidez notável, impulsionada por seu profundo amor à Eucaristia e pelo uso da internet para evangelizar, feito que lhe rendeu o apelido de “influenciador de Deus”.
Em entrevista à Rádio Vaticano, a mãe do Santo Carlo Acutis revelou estar profundamente emocionada com o momento histórico. “Todos os dias recebemos notícias de milagres e conversões. Portanto, os fiéis certamente ficarão contentes. Estou emocionada, mas também calma, serena, porque esta canonização terá os efeitos que todos os fiéis esperavam”, declarou.