José Melo destaca piscicultura e fruticultura como prioridades do setor primário, durante posse de Sidney Leite na Sepror

Facebook
Twitter
WhatsApp

O governador do Amazonas, José Melo, afirmou nesta quarta-feira, 25 de março, durante a posse do novo secretário de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade, Sidney Leite, que o Governo está empenhado em dar as respostas que o setor primário precisa e alavancar a economia do interior do Estado. Entre as prioridades está o fortalecimento da piscicultura e fruticultura, ampliação da malha de estradas vicinais para escoamento da produção e da mecanização agrícola.

HER_4195-500x333

“O Amazonas precisa se transformar em grande produtor de peixe e das frutas regionais, que são importantes do ponto de vista de alimentos e de remédios. A piscicultura será nosso principal desafio. Aproximadamente 80% de todo o Tambaqui e Matrinxã ainda vêm de Rondônia e Roraima. Mas essa realidade vai mudar, vamos fomentar a atividade econômica e gerar emprego aqui, criar as condições para que o Amazonas se torne autossuficiente e vire o maior produtor de peixe em cativeiro”, disse José Melo durante a solenidade de posse.

A cerimônia ocorreu na sede do Governo, no bairro Compensa II, zona oeste de Manaus, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, secretários estaduais, deputados estaduais, prefeitos do interior, representantes do setor agrícola e produtores rurais.

Para alavancar a atividade econômica no setor primário, o governador destacou ainda que o planejamento do Governo inclui reforçar a assistência técnica e aumentar o acesso de agricultores familiares ao microcrédito.

Segundo José Melo, o maior papel do Estado será o de indutor da economia. No caso da piscicultura e fruticultura, além de prestar assistência e disponibilizar crédito, o Governo trabalha para atrair investidores do setor privado, com vistas à industrialização. Com a reestruturação desses setores, será possível também garantir maior articulação entre o setor produtivo e os órgãos ambientais e de fiscalização, beneficiando a produção e resguardando o caráter sustentável das atividades.

A prioridade ao setor primário também já foi tratada em reuniões realizadas pelo governador com executivos do Banco Mundial e com a Confederação Andina de Fomento (CAF), que analisa financiamento para recuperação de vicinais. Nesta quinta-feira, 26 de março, José Melo viaja, com uma comitiva de técnicos do Governo, ao Rio de Janeiro para conversar com empresários e apresentar a carta de investimentos no Amazonas. “O desafio é fazer mais com menos, pois esse ano a receita do Estado vai ser menor. Por isso, as parcerias são fundamentais”, afirmou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS