Retomar o crescimento socioeconômico dos municípios, a partir de melhorias nas áreas de infraestrutura e educação foi um dos principais enfoques do segundo dia de reunião entre o governador do Amazonas, professor José Melo, e os prefeitos do interior do Amazonas, na Sede do Governo, zona oeste de Manaus. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 28 de março, com os representantes dos municípios das calhas do Solimões e do Rio Negro, que apresentaram as necessidades de suas cidades ao governador José Melo, à Presidente de Honra do Fundo de Promoção Social (FPS), a primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, e à equipe de secretários estaduais, O encontro com os prefeitos dos 61 municípios amazonenses teve início na última segunda-feira (27), e segue até a próxima quinta-feira (29).

O governador José Melo ressaltou que as reuniões estão sendo focadas nas demandas prioritárias de cada região. “Estamos a cada reunião alinhando todas as demandas necessárias para auxiliar os gestores em seus trabalhos nos municípios. Eu e minha equipe de secretariados e minha esposa, Edilene Gomes de Oliveira, estamos dialogando com muita eficiência junto aos prefeitos para podermos alavancar essas regiões em suas potencialidades e nas áreas essenciais”, comentou.
Como parte da Matriz Econômica Ambiental, o Governo do Amazonas vai revitalizar 48 vicinais e ramais do interior e as obras estão previstas para iniciar no final do período das chuvas. Na educação, o Governo possui um pacote de obras na ordem de R$ 1,1 bilhão para construção, reforma e ampliação. Entre os compromissos firmados nas reuniões está a construção de escolas-padrão com 12 salas de aula nos municípios de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) e em Novo Airão (a 115 quilômetros da capital).
Em Coari, onde o governador inaugurou em fevereiro a Ponte do Pêra, será construída uma escola nesse modelo no bairro do Pêra para garantir qualidade de vida para os moradores da região. Na ocasião, foi também tratada sobre a recuperação das duas importantes vias: estradas Coari-Mamiá e Coari-Itapeua para facilitar o escoamento da produção e geração de renda. Em Novo Airão, a pavimentação e sinalização dos 100 quilômetros da estrada AM-352, que liga Novo Airão a Manacapuru, está no planejamento de obras do Governo Estadual, conforme afirma o prefeito Wilton Santos.
“A estrada será recuperada para fazer com que as pessoas cheguem aos seus destinos com mais segurança. Ela também é uma área de escoamento porque existem sítios e fazendas com altas produções, além de ser o principal meio de acesso a Novo Airão. A obra de uma escola-padrão foi também outro importante benefício que vai chegar para os nossos cidadãos”.
