Jornalista inglês Dom Phillips e indigenista brasileiro Bruno Araújo continuam desaparecidos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Reprodução redes sociais
Na manhã desta segunda-feira a Polícia Federal foi acionada para investigar o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal Guardian, e do indigenista Bruno Pereira, membro da Unijava e servidor em licença da Funai (Fundação Nacional do Índio), os dois estavam viajando pelo Vale do Javari, território indigena no Amazonas, entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte.
Após 24 horas do desaparecimento a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) e o Opi (Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato), informaram através de nota enviada para a empresa que o último registro que se tem dos dois aconteceu na manhã do domingo (5), na comunidade de São Rafael.
Na semana do desaparecimento os dois relataram que foram ameaçados:  “Enfatizamos que, conforme relatos dos colaboradores da Univaja, essa semana a equipe recebeu ameaças em campo, além de outras que já vinham sendo feitas à equipe técnica da Univaja, além de outros relatos já oficializados para a Polícia Federal e ao Ministério Público Federal em Tabatinga — afirmou Beto Marubo, membro da coordenação da Univaja, entidade composta por indígenas Marubo, Mayoruna (Matsés), Matis, Kanamary, Kulina-Pano, Korubo e Tsohom-Djapá“. diz a nota.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas também emitiu nota e reforçou o pedido de providências urgentes ao Ministério da Justiça e de Cidadania (MJ), ao Diretor da Polícia Federal e à Superintendência no Amazonas.

Diante da gravidade desta denúncia, a Frente Parlamentar Indígena vem reforçar e pedir o apoio de Vossas Senhorias, com a devida urgência que o caso requer, para as buscas dos dois desaparecidos no Vale do javari”, encaminhou a coordenação da Frente.

O Governador do Amazonas, Wilson Lima, emitiu nota  determinando  à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) o envio de reforço policial especializado para o município de Atalaia do Norte, no interior do estado, para apoiar as buscas e as investigações do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e do jornalista inglês Dom Phillips.

O titular da 50ª Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP), delegado Alex Perez, montou uma força-tarefa entre as polícias Militar e Civil, além de voluntários para intensificação das buscas na região, que já foram iniciadas.

A SSP-AM está tomando todas as medidas cabíveis para auxiliar na elucidação do caso, em colaboração ao Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Funai diz a nota do Governo.

A Funai informou que acompanha o caso, está em contato com as forças de segurança que atuam na região e colabora com as buscas. A Marinha do Brasil  comunicou que tomou conhecimento, no fim da manhã desta segunda, e está conduzindo com uma equipe de Busca e Salvamento (SAR), subordinada à Capitania Fluvial de Tabatinga foi direcionada ao local da ocorrência.

 

O Ministério da Justiça e Segurança Publica informou que as operações ocorrem concomitantemente por meio aéreo, marítimo e terrestre e por determinação do Ministério da Justiça, a procura pelo indigenista e jornalista conta com equipes da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança Pública e FUNAI.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS