MANAUS- AM – Para o Papa Francisco educação sempre foi um território de missão, educar é sempre um gesto de esperança, um desafio para o professor é uma questão de amor e responsabilidade, que se transmite de geração em geração. Nesse sentido, o Santo Padre assinalou que: “se o nosso objetivo é oferecer a cada indivíduo e a cada comunidade o nível de conhecimentos necessários para ter sua própria autonomia e ser capaz de cooperar com os outros, é importante investir na formação dos educadores com os mais elevados padrões de qualidade, em todos os níveis acadêmicos.”
O planejamento estratégico é primordial para a implementação das ações pedagógicas garantindo a melhoria da qualidade da educação, desta forma estudo, reflexão, organização de metas e ações, foram debatidos em um encontro realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretária Municipal de Educação (Semed), nos dias 14 e 15 de dezembro.
A abertura da “Jornada Pedagógica 2023”, teve a participação de professores, gestores, pedagogos e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento ocorreu no auditório Luís Geraldo Pontes Teixeira, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
A ação é coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege) e um dos principais pontos positivos da jornada é a integração dos setores, todos os responsáveis pelas divisões, gerências, centros e programas, coordenados pelo Dege, participaram, totalizando 23 setores.
A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, destacou a doação e empenho da equipe pedagógica da Semed.
“Essa jornada pedagógica contribui bastante para o desenvolvimento das ações da gestão do prefeito David Almeida. É muito oportuno vermos os professores e a equipe técnica empenhada em alcançar a meta ousada de colocarmos a nossa rede entre as melhores do Brasil. Com esse evento, exaltamos nossa equipe pedagógica, que trabalha arduamente em prol da nossa educação municipal”, ressaltou.
Para potencializar resultados e assegurar o aprendizado escolar, na Jornada Pedagógica são apresentados as principais ações, projetos, programas, ligados ao departamento pedagógico, visando os avanços educacionais, integrando saberes e alinhando metas que irão contribuir efetivamente no acompanhamento e desempenho do aluno.
Renovando e unindo esforços de todos, a apresentação foi bem criativa, com integração de todas as áreas técnicas da educação, os professores montaram um cenário fazendo alusão a uma entrevista, a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) apresentou o planejamento das suas ações para 2023. A chefe da DDPM, Inês Alcântara, coordenou a apresentação e explicou sobre a integralidade das atividades planejadas para o próximo ano.
“Para 2023, temos várias formações, mas com um diferencial, que é o trabalho integrado junto com as duas gerências, a Gerência de Formação Continuada (GFC) e a Gerência de Tecnologia Educacional (GTE). Nos anos anteriores, o trabalho dessas duas gerências ocorria separado. O diferencial da gestão pedagógica atual é o trabalho integrado entre as duas gerências e as demais divisões do Dege”, ressaltou.