Itapiranga é um município localizado na Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas.
Toponímia
“Itapiranga” é um termo de origem indígena que significa “pedra vermelha”, através da junção dos termos tupi ou do nheengatu itá (pedra) e pyranga (vermelha).[6]
Geografia
Localiza-se na latitude 02º44’56” sul e longitude 58º01’19” oeste, estando a uma altitude de 43 metros. Sua população estimada em 2007 era de 9 141 habitantes.
Possui uma área de 4 249,629 km². Itapiranga é um município amazonense que se encontra em plena bacia hidrográfica do Rio Amazonas. É banhada tanto pelo Rio Urubu, quanto por um dos inúmeros paranás do Rio Amazonas: o chamado Paraná de Itapiranga.
Faz fronteira direta com Silves, bem como é próxima de São Sebastião do Uatumã , também é banhada pelo Rio Uatumã em sua margem direita, onde possui diversas comunidades até o limite com Presidente Figueiredo , no qual a pesca do tucunaré é bastante apreciada.
Aparições marianas
Itapiranga é referência no Amazonas e pelo mundo por conta das supostas aparições de “Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz” em 2 de maio de 1994 ao confidente Edson Glauber e sua mãe Maria do Carmo. Todos os dia 2 de cada mês, vários fiéis vão em romaria ao santuário de Itapiranga. São pessoas de todas as partes que são trazidas pela fé em Nossa Senhora e que recebem as mensagens que são transmitidas por Edson. Segundo Edson, Nossa Senhora pede a conversão das pessoas e a reza do rosário em família para se ter paz e ainda o desejo de que, em Itapiranga, seja construído o seu santuário. Há, também, em Itapiranga, uma fonte, segundo Edson, milagrosa, onde Nossa Senhora teria lavado seus pés. Muitos fiéis acreditam que sua água tem poder de cura.[7]