Iphan mapeia patrimônio cultural de matrizes africanas no Amazonas

Encontro em Manaus promove diálogo e ações de preservação no Mês da Consciência Negra
Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Divulgação

Como parte da programação do Mês da Consciência Negra, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas realiza neste sábado, 22 de novembro, o Encontro sobre o Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro no Amazonas. O evento acontece das 16h às 19h, no Teatro Gebes Medeiros, no Centro de Manaus  novo local definido devido à reforma do Palacete Provincial.

A iniciativa busca fortalecer o diálogo e o reconhecimento das referências culturais afro-brasileiras no estado, além de avançar na identificação e mapeamento das expressões, memórias e tradições que compõem a experiência do povo negro no Amazonas.

Aberto ao público, o encontro reunirá povos de terreiro de matrizes africanas, comunidades quilombolas, grupos de maracatu, capoeiristas, baianas de acarajé, pesquisadores e demais interessados. Os participantes receberão certificado, e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link:
 even3.com.br/encontro-sobre-o-patrimonio-cultural-afrodiasporico-no-amazonas-651014

A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, destaca que o encontro integra o esforço da instituição em valorizar e preservar a diversidade cultural afro-amazonense:

“O Amazonas tem expressões culturais profundamente conectadas à ancestralidade africana, muitas ainda invisibilizadas. Nosso papel é garantir que essas manifestações sejam reconhecidas, registradas e preservadas como parte essencial da história do Amazonas e da identidade do Brasil”, afirma.

 Programação

A programação contará com uma mesa temática sobre as experiências do Iphan na salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro, seguida de uma oficina participativa voltada à identificação de referências culturais afro-brasileiras no estado. O encerramento será marcado por uma apresentação do Maracatu Eco da Sapopema e uma roda de samba aberta ao público.

O encontro integra as ações nacionais do Comitê Permanente para Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (Copmaf), criado pelo Iphan para promover e fortalecer políticas de preservação dos bens culturais afro-brasileiros em todo o país.

Serviço

Evento: Encontro sobre o Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro no Amazonas
Data: 22 de novembro de 2025
Horário: 16h às 19h
Local: Teatro Gebes Medeiros – Av. Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube), Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS