De acordo com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) Graça Prola, tudo está sob controle na unidade Socioeducativo Dagmar Feitosa localizada na travessa dos Franceses, bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus.
Graça Prola afirmou que o princípio de motim teve início por volta das 21h30 deste sábado (14). O que ocorreu foi que um grupo de adolescentes internos atearam fogo em papeis que eles ficam, para produzir origamis, e jogaram no corredor , a fumaça tomou conta da unidade chegando a levantar tochas, um adolescente interno que é asmático, após ingerir a fumaça começou a passar mal, e os adolescentes se agitaram, começaram a bater nas grades, gritando para chamar atenção dos educadores. Segundo a Secretária Graça Prola a intenção dos adolescentes era aproveitar a situação, na expectativa que abrissem as portas dos quartos e então tentarem uma fulga.
“Depois de dado o lanche, os meninos atearam fogo em papéis que eles ficam para produzir origamis e jogaram no corredor. Esse fogo produziu fumaça, e como temos um adolescente asmático, então ele começou a passar mal”, declarou a secretária.
Enquanto os internos eram retirados da unidade, o guarda tomou a iniciativa de chamar o Corpo de Bombeiros , o SAMU e a Polícia de choque , porque os meninos gritavam pedindo que fossem socorrer o interno que estava passando mal. Não foi necessária a intervenção da Polícia, o SAMU prestou os primeiros socorro ao adolescente, o interno estava com falta de ar porque tinha ingerido fumaça, e foi levado ao SPA para uma avaliação médica. A coordenação fez uma revista nos internos, mas não foram encontrados colchões queimados, somente papel, nenhum dos adolescentes saiu ferido.O Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa está com 65 internos, na faixa etária de 16 a 19 anos.