A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que as inscrições para vagas em creches municipais encerram nesta terça-feira, 13/1. O período de inscrições iniciou no último dia 6/1. O cadastro deve ser realizado no site inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br. Na plataforma, os pais ou responsáveis têm acesso ao edital, no qual estão disponíveis todos os critérios e as informações com o passo a passo para a realização da inscrição.
Até a tarde de segunda-feira, 12/1, foram realizadas 9.163 inscrições para vagas em creches municipais, sendo 1.822 do Maternal 1, 3.284 para Maternal 2 e 4.057 para Maternal 3. As informações são do sistema de monitoramento da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), responsável pela tecnologia que sustenta o processo de matrículas da rede pública municipal.
Ainda de acordo com o sistema de monitoramento da Prodam, do total de inscrições realizadas, 56% são para creches de ensino integral, 23% para unidades de ensino que atendem a modalidade no turno vespertino e 21% no matutino.
Sobre o encerramento do prazo para as inscrições a gerente de matrícula da Semed, Darlene Liberato, alerta os pais que querem pleitear vaga em uma creche municipal de Manaus sobre o fim do prazo, porque segundo ela o período de inscrição não se estenderá.
“Atenção, senhores pais, se vocês têm uma criança e pretendem colocá-la na creche, as inscrições são até esta terça-feira, dia 13, às 23h59 (horário Manaus), e elas não se estenderão, é bom ficar claro isso. Você pode fazer essa inscrição e tem que ser on-line. Se você tiver algum problema, pode procurar qualquer escola para um apoio. A sede da Semed também está atendendo os pais que precisam de ajuda”, frisou Darlene.
Vale lembrar, que há critérios de seleção, como participar de programa do governo federal de assistência a pessoas com renda baixa, ser mãe/responsável com dificuldade de estar em casa por conta de vínculo empregatício, ser mãe adolescente que precisa estudar, além das crianças atípicas, entre outros. Todas as informações devem ter comprovação oficial.
A gerente explica ainda que é importante que os interessados se inscrevam, porque quem não for contemplado neste primeiro momento ficará num cadastro reserva que terá prioridade, caso surjam novas vagas posteriormente.
“O interessante é que toda criança que se inscreve, o pai tem que ficar consciente disso, ou ela sai contemplada com a vaga, ou ela sai no cadastro reserva. Isso significa, que se a criança que está na frente do seu filho não efetivar a matrícula no período estipulado, o próximo da fila será chamado. Por isso, pai e mãe não percam a data”, enfatizou.






































































