MANAUS – AM | A Faculdade Católica do Amazonas iniciou o ano letivo, no dia 06.02, segunda-feira com a aula inaugural aberta ao público, no auditório da maromba. O evento que lotou o auditório contou com a presença de convidados de toda a comunidade e dos alunos da instituição.
O Dr. Padre Adelson Araújo, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), em Roma, realizou a aula inaugural e abordou o tema “Teologia, Ecologia, Espiritualidade e Cosmovisão indígena: Ecos da Laudato Si e da Querida Amazônia” , Padre Adelson que é amazonense destacou que não se pode falar de compromisso social cristão sem incluir a ecologia, ele considera o Sínodo para a Amazônia, um marco na caminhada da Igreja e está sempre ligado à defesa da lar comum, à ecologia integral, à vida e à luta pela garantia dos direitos humanos.
A Dra. Marilene Côrrea refletiu sobre “Educação e Ciência no Amazonas: desafios e esperanças em tempos de ataque à democracia”. Ela destacou que a Democracia está em constante ameaça no Brasil, e que as prioridades, agendas e estratégias devem estar presentes na política amazônica, ela afirmou que a “hipocrisia dos brasileiros”, principalmente dos outros estados fora da região amazônica, mostram que na verdade “o Brasil sempre esteve de costas para a Amazônia” .
O início das aulas da nova Instituição de Ensino Superior do Amazonas, foi marcado pela memória da história da igreja católica na região, o Diretor geral da Faculdade Católica do Amazonas, Dr. Pe Hudson Ribeiro, destacou a importância da valorização das raízes afirmando que vai dar continuidade, em parceria com diferentes universidades do Brasil e do exterior, com a colaboração do quadro de professores que fazem parte da Faculdade Católica do Amazonas, e sustentados nos princípios da instituição acadêmica.
Seguindo todas as orientações do Ministério da Educação (MEC) a Faculdade Católica do Amazonas oferece os cursos de Teologia e Filosofia