Um incêndio atingiu um dos pavilhões da Cúpula do Clima (COP 30), realizada em Belém (PA), na tarde desta quinta-feira (20). Embora não haja registro de feridos, algumas pessoas passaram mal devido à inalação de fumaça.
De acordo com as primeiras informações, o foco do incêndio começou na Blue Zone, próximo ao estande de exibição da China. No momento do incidente, debates entre diplomatas foram interrompidos e a área precisou ser evacuada, gerando correria e tumulto.
Equipes de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) conduziram a evacuação do local. Uma densa fumaça escura pôde ser vista sobre a capital paraense. Por motivos de segurança, a área dos pavilhões — que abriga os estandes do Brasil e de outros países — foi isolada, assim como restaurantes e o espaço destinado à imprensa.
A organização também interrompeu o fornecimento de energia na Blue Zone como medida preventiva. Em nota, informou que “as equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”.
Celso Sabino confirmou que o incêndio ocorreu próximo ao estande da China e que o Corpo de Bombeiros controlou a situação rapidamente.
“O incêndio está contido, não há feridos. Os materiais do pavilhão são antichamas, tivemos esse cuidado previamente. Em breve saberemos o que causou o incidente e se será possível retomar as atividades ainda hoje”, declarou.
Devido ao ocorrido, as reuniões finais da COP 30 que discutem temas como adaptação climática, transição energética e combate ao desmatamento podem ser adiadas. O evento está em sua reta final e as negociações são consideradas decisivas para o novo acordo climático global.






































































