Implurb completa 23 anos como referência de planejamento urbano em Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Arquivo/Semcom

Criado a partir da Lei nº 687/2002, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) completou, neste sábado, 13/12, 23 anos de atuação como órgão estratégico da Prefeitura de Manaus na construção, organização e transformação da cidade. Ao longo de mais de duas décadas, a autarquia se consolidou como referência técnica no planejamento urbano, no licenciamento e no ordenamento territorial da capital amazonense, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.

Pensando em soluções, planejando uma cidade melhor, mais bela e moderna para seus mais de dois milhões de habitantes, além de projetar e desenvolver o ordenamento urbanístico, o Implurb nasceu para substituir a antiga Empresa Municipal de Urbanização (Urbam), extinta em 2003.

Para o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente, são muitos os motivos de comemoração, diante dos indicadores e recordes atingidos no licenciamento urbanístico.

“Com o apoio do prefeito David Almeida, temos realizado importantes projetos e programas, inclusive revolucionando o mercado, como é o caso do Alvará de Construção Mais Fácil lançado este ano. Estamos também iniciando todo o procedimento para o futuro concurso do Implurb e temos diversas conquistas desde a criação do instituto, além de grandes projetos entregues, como o Gigantes da Floresta; o mirante Lúcia Almeida; o mirante Encontro das Águas Rosa Almeida, que estaremos inaugurando; e o Aquário de Manaus”, explicou.

Valente confirma que a autarquia tem hoje inúmeros motivos para comemorar. “Estamos muito felizes com todo o trabalho, compromisso e dedicação”, completou.

Um dia especial e que faz parte não só da vivência e rotina, mas como de memórias de centenas de pessoas. Pessoas que atuam diretamente no instituto ou milhares que são impactados diretamente por serviços, projetos e intervenções urbanísticas.

“A todos os servidores do Implurb gostaria de dar meus parabéns, pela construção diária e colaboração para termos uma cidade cada vez melhor. Ao longo destes 23 anos, o instituto tem apresentado projetos importantíssimos que impactaram a vida da nossa gente. Tenho muito orgulho de hoje fazer parte da família do Implurb”, afirmou o vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto.

Eixos

Hoje, a autarquia tem dois grandes eixos: o licenciamento e controle urbano; e o planejamento e elaboração de projetos. A formação técnica é peça fundamental na execução dos serviços e projetos, atendimento e planejamento da capital.

Carlos Valente lembra que o prefeito David Almeida tem dado apoio para que a autarquia alcance melhores resultados no controle urbano, na agilidade no licenciamento e para ampliar a estrutura de planejamento urbanístico.

O órgão técnico é composto de uma gama de profissionais, entre engenheiros, arquitetos, urbanistas, tendo duas comissões de análise, divisões de controle e fiscalização, de licenciamento, de patrimônio histórico, parcelamento do solo e outros.

Para marcar os 23 anos foi desenvolvido um selo, fazendo referência a algumas das obras e projetos assinados pelo instituto nos últimos anos.

Objetivos

Entre os objetivos iniciais do Implurb se destacavam a definição das diretrizes do desenvolvimento urbano da cidade; planejamento e ordenação da ocupação do solo; disciplina sobre a utilização dos espaços urbanos; entre outras missões.

Em 2006, conforme a lei 941, de 20 de janeiro, o Implurb foi reestruturado, sendo vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) e atuando no setor do planejamento urbano do município de Manaus.

Também faz parte da sua estrutura a coordenação do complexo turístico Ponta Negra.

Em 2009, o Implurb passou a gerir o Sistema Municipal de Planejamento Urbano e a definir políticas de controle do desenvolvimento urbano com base no Plano Diretor Urbano Ambiental de Manaus, tornando-se o órgão executivo na cidade. A administração passou a ser composta de um diretor-presidente, um vice-presidente e três diretores.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS