Idam acompanha colheita de 63 toneladas de melancia dos agricultores de Borba

Com apoio e assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), agricultores de Borba (a 151 quilômetros de Manaus) iniciaram, neste mês de junho, a colheita da safra de melancia da estrada Borba Mapiá. Até o momento, foram colhidas 63 toneladas de frutos, que estão sendo comercializados para os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA), de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), feiras e mercados de Manaus.

FOTO: Divulgação / Idam

De acordo com o gerente do Idam em Borba, Aguinaldo Filho, a melancia durante muitos anos foi umas das principais culturas produzidas em Borba (principalmente nas várzeas) e após o aparecimento de pragas e doenças, os agricultores foram migrando para outros cultivos.

“Hoje, com a tecnologia da mecanização agrícola, graças ao apoio do governo do Amazonas, é possível trabalhar o plantio em áreas de terra firme e aumentar a produtividade em menor espaço. A expectativa é que este ano, a produção seja de 150 a 200 toneladas. Estamos no início da produção e assim que as águas começarem a baixar nas áreas de várzeas, os agricultores das margens do Rio Madeira também irão iniciar o plantio”, destacou Aguinaldo.

O agricultor Jodat Sahdo Júnior, trabalha com o cultivo da melancia em uma área de 7 hectares e já colheu 32 toneladas da hortaliça. Para o transporte da produção, o Idam vem prestando total apoio com o caminhão-baú adquirido por meio de um convênio de apoio ao PAA, gerenciado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

“Borba sempre teve tradição de plantar a cultura da melancia em terra firme. A cada ano aumenta o número de produtores com o plantio de um a dois hectares de melancia; e na época de safra a economia do município dá uma aquecida”, disse Jodat Júnior.

A melancia é uma cultura de ciclo curto e de rápida comercialização. Com isso, gera emprego e renda no município, visto que os trabalhos vão desde o preparo de área, manejo da cultura até a colheita.

Close