Hemoam lança campanha de manutenção de estoque durante o período de Carnaval

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) lançará, no próximo dia 31 (sábado) de janeiro, uma campanha com o objetivo de chamar a atenção para a importância da manutenção dos estoques de sangue no Carnaval. Durante esse período, a Fundação Hemoam também realizará coleta externa utilizando a sua unidade móvel, o “Vampirão”, e, caso a demanda exija, o órgão funcionará em regime de plantão para atender a população.

FOTO: W. REDMAN/AGECOM
FOTO: W. REDMAN/AGECOM

A meta do Hemocentro é conseguir 1.250 bolsas de sangue doadas por semana, quantidade considerada ideal para manter o atendimento normalizado. A Fundação Hemoam atua com medidas que procuram garantir o abastecimento do estoque de bolsas de sangue que atendem a capital e o interior.

Segundo a subgerente de Captação de Doadores da Fundação Hemoam, Eleonora Araújo, a campanha deverá envolver até o boi-bumbá Caprichoso como estratégia para atrair novos doadores.

Vampirão’ e plantão especial – Ações como a coleta externa do “Vampirão”, convocação dos doadores cadastrados no sistema e ainda chamada para novos doadores através de campanhas serão as outras estratégias da Fundação Hemoam para garantir o atendimento dos pacientes que precisem de sangue no período.

A chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Socorro Urtserver, explica que, como parte do pacote de ações da Fundação Hemoam para a época de folia, que caso seja necessário o órgão irá atuar inclusive em regime de plantão na semana do Carnaval.

Perfil do doador – Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos, pode doar sangue. O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade.

Não pode doar sangue a pessoa que tenha tido hepatite depois dos 10 anos de idade; que tenha comportamento sexual de risco; que seja usuário de drogas; que tenha tido malária, que tenha recebido transfusão sanguínea ou que tenha tido doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses. Pessoa que apresentaram febre nos últimos 30 dias também não podem doar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS